quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CAI MAIS UM LÍDER! GRÊMIO SUPERA CRUZEIRO NO SEGUNDO TEMPO E FAZ 3 a 1

Gremio X Cruzeiro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Depois das críticas do presidente Fabio Koff ao fim da partida contra o Coritiba, na semana passada, classificando a atuação tricolor naquele dia como a pior do ano, o Grêmio, enfim, acordou. Bateu o Bahia fora de casa e, nesta quarta-feira, recebeu o líder Cruzeiro, mudou a história da partida ainda no primeiro tempo e venceu por 3 a 1 diante de seus torcedores.
Com o resultado, são seis pontos conquistados nos últimos dois jogos, que colocam o time no G-4 da Libertadores e aliviam a pressão sobre o técnico Renato Gaúcho, criticado por mudar constantemente a formação do time e com o seu baixo aproveitamento contestado. Os gols da equipe foram marcados por Werley, Barcos e Kleber Gladiador, todos no segundo tempo. Nilton descontou para os mineiros.
A vitória deixa o Grêmio com 22 pontos, na quarta colocação do campeonato. O Cruzeiro segue na liderança, com 25, mas pode ser ultrapassado nesta quinta-feira pelo Botafogo caso os cariocas pontuem contra o Inter no Maracanã.
Antes do jogo, o árbitro Paulo César Oliveira enfrentou um contratempo ao ser barrado por seguranças do estádio e passar 20 minutos tentando convencê-los a liberar a sua entrada no gramado para aquecimento. Segundo a reportagem da Rádio Gaúcha, o juiz cogitou retornar ao hotel em que está hospedado em Porto Alegre. Não é a primeira vez que incidentes assim são registrados na arena tricolor.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Vasco, em São Januário, no sábado. O Cruzeiro recebe o Vitória no mesmo dia, no Mineirão.
O jogo
A etapa inicial era quase toda ela do Cruzeiro, que fazia boa partida fora de casa, conduzido por Everton Ribeiro. Em cinco minutos, no entanto, a sorte dos mineiros mudou em campo.
Primeiro, em marcação de pênalti duvidosa na qual Paulo César Oliveira flagrou mão na bola de Bressan dentro da área aos 32 minutos. Na cobrança, brilhou a estrela de Dida, que cresceu como nunca nos últimos anos para defender o chute de Everton Ribeiro e manter o zero no placar. O goleiro veterano já havia feito milagre no bate e rebate que antecedeu a marcação.
Na sequência do lance, o volante Souza segurou Barcos no meio-de-campo, tomou o segundo amarelo e foi expulso.
Mais espaço no gramado para o Grêmio trabalhar os seus ataques. Com boa atuação de Alex Teles, escalado ao lado do uruguaio Maxi Rodríguez no meio-campo, o time havia conseguido ameaçar nos minutos iniciais com Kleber Gladiador.
Pelo lado do Cruzeiro, Everton Ribeiro gozava de liberdade para criar e deixou os companheiros diversas vezes em condições de anotar. Em uma delas, Luan recebeu lançamento e tocou na saída de Dida. O ex-são-paulino Rhodolfo teve de correr para se antecipar a Vinícius Araújo e salvar praticamente em cima da linha.
Na volta do intervalo, quando as equipes se preparavam para o segundo tempo, caiu a energia na Arena do Grêmio e os jogadores foram obrigados a retornar ao vestiário.
Depois de mais de dez minutos de parada, a etapa complementar finalmente começou. Mesmo em desvantagem numérica, o Cruzeiro não se acuava e segurou a pressão dos donos da casa na retomada do confronto.
Não deu apenas para fazer nada aos 12 minutos, após escanteio cobrado por Guilherme Biteco, confusão na área e sobra para Werley. O zagueiro pegou de chapa e completou para o fundo da rede, sozinho.
Em seguida, aos 16, Barcos dificultou de vez a vida da equipe em Porto Alegre. O centroavante recebeu passe de Pará nas costas da zaga e saiu frente a frente com Fabio, retardando o chute e tocando por cima do goleiro para fazer 2 a 0 e mudar de vez a história que se desenhava para a partida.
O Cruzeiro, ainda assim, não desistia. Um dos novos reforços do clube, Willian entrou no lugar de Everton Ribeiro e acertou forte chute de fora da área, forçando Dida a colocar para escanteio.
Em cobrança de falta de Nilton, o camisa 1 tricolor nada pôde fazer. A bola desviou na barreira e entrou no meio, diminuindo o placar para os mineiros aos 21.
A reação dos visitantes ficou nisso. Na saída de bola, o Grêmio ganhou falta, a revelação Alex Teles bateu rasteiro e a barreira abriu. Fabio conseguiu defender parcialmente, mas entregou nos pés de Kleber. O atacante não perdoou e aumentou para 3 a 1 o placar, dando números finais ao duelo.
 
FICHA TÉCNICA:
 
GRÊMIO 3 x 1 CRUZEIRO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 14 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Vicente Romano Neto (SP)
Público: 17.330 (16.529 pagantes)
Renda: R$ 508.415,00
Cartões amarelos: Bressan e Rhodolfo (Grêmio); Luan, Souza e Bruno Rodrigo (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Souza (Cruzeiro)
Gols: GRÊMIO: Werley, aos 12, Barcos, aos 16, e Kleber, aos 27 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Nílton, aos 21 minutos do segundo tempo
 
GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan (Guilherme Biteco); Pará, Souza, Ramiro, Maxi Rodríguez (Matheus Biteco) e Alex Telles; Kleber (Paulinho) e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho
 
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton (Lucas Silva), Souza, Everton Ribeiro (Willian) e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo (Leandro Guerreiro)
Técnico: Marcelo Oliveira.

Nenhum comentário: