terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MORADORA DO VALE COMEMORA 106 ANOS DE VIDA. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE SER O SEGREDO!

Joaquina Loyola Fonseca é moradora de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha. Família se reúne desde 2006 para celebrar a data de aniversário da idosa

Dona Joaquina Loyola Fonseca e os filhos – Foto: Sérgio Vasconcelos / Gazeta de Araçuaí
É numa casa simples, com fogão à lenha, encravada em uma chapada a 22 quilômetros de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, que vive dona Joaquina Loyola Fonseca, de 106 anos, considerada a mulher mais velha do município. Desde que nasceu, a 12 de fevereiro de 1909, que ela sobrevive à seca e ao calor característico da região.

No último domingo (22), Dona Joaquina recebeu dezenas de pessoas, entre amigos, familiares e políticos, que foram cumprimentá-la pela passagem dos 106 anos.

A festa começou com um culto religioso, celebrado na varanda da casa em que ela vive com duas filhas, na região de Olho D’Água. Em seguida, biscoitos, refrigerantes, vinho e salgados, foram servidos com fartura para os convidados.

Sentada no banco da varanda da casa, sempre com um sorriso no rosto, dona Joaquina conversou com todos. A memória já não é mais a mesma e os fatos se embaralham no tempo, fazendo com que ela confunda nomes e pessoas. “Há momentos que ela fica muita lúcida”, diz uma das filhas.

Ela está com a saúde boa. Há dois anos que ela não vai a uma consulta médica. “Toma apenas remédio para controle de pressão”, afirmam os filhos.

O segredo para a longevidade quem revela são as filhas Alisiza dos Santos Pereira, de 64 anos, e Luzia Fonseca da Silva, de 71: Comida feita na gordura de porco, mingau de fubá com ovo caipira, muita fruta, iogurte, café sem açúcar, requeijão e toucinho.

“É admirável. Talvez não viveremos tanto. Creio que o segredo seja a alimentação e a vida simples”, diz Wesley Luiz de Jesus, 28 anos e um dos 28 bisnetos da idosa.

Tecelã e católica fervorosa, ela criou seus 8 filhos, após ficar viúva em 1960 mas apenas cinco estão vivos. “Ela costurava vestidos para noivas da região e tecia colchas e toalhas, enquanto os filhos cuidavam da roça”, lembra Mariano Fonseca, filho de 70 anos.

Além de Mariano, estão vivos, Maria Nilda Fonseca, de 69 anos, Luzia Fonseca, de 71 anos, Alisiza dos Santos, de 64 anos, a caçula e Ambrozina Vieira da Silva, a Filhinha, de 80 anos, a mais velha.

Hoje são 23 netos, 28 bisnetos e 1 tataraneto. A família se reúne desde 2006 para celebrar o aniversário de dona Joaquina.

Durante a celebração do aniversário, os parentes de dona Joaquina, expressaram o desejo que possa seguir tendo uma vida tranquila e em paz como até agora.
Dona Joaquina recebeu dezenas de pessoas, entre amigos, familiares e políticos, que foram cumprimentá-la pela passagem dos 106 anos
Aconteceu no Vale

Nenhum comentário: