quarta-feira, 3 de maio de 2017

EMPREGADORES E FUNCIONÁRIOS PROTESTARAM CONTRA A COBRANÇA DO ICMS EM SÃO PAULO

O grupo de Manifestantes se reuniram em frente a Catedral da Sé no centro da cidade de São Paulo
Um grupo de quase 500 manifestantes protestou na manhã desta quarta-feira (3) em frente à Prefeitura de São Paulo, no Centro da capital paulista, contra o decreto que acabou com a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que incide sobre a carne. Entre os manifestantes estavam também os Empregadores, dono dos principais açougues de São Paulo.
O preço da carne está mais alto desde abril, quando entrou em vigor um decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no fim do ano passado. 
O comércio varejista, como supermercados e açougues, passaram a recolher 11% do ICMS sobre a carne. Os frigoríficos também pagam a conta, mas de forma diferente: ganham desconto na hora de comprar os produtos e, depois, recolhem o ICMS na revenda. Eles são tributados em um total de 4%.
O protesto desta quarta-feira teve início por volta das 07:30hs na Praça da Sé, de onde seguiu pela rua Direita  até chegar ao Prédio da Prefeitura de São Paulo que fica na Praça do Patriarca. O que fechou a faixa da direita do Viaduto do Chá. Lá membros do Grupo de Manifestantes foram recebidos pelo secretário e encaminhado para a Secretaria da Fazenda. O grupo seguiu com a caminhada a pé, passou pela rua Líbero Badaró, Praça Ouvidor Pacheco e Silva e Largo São Francisco, seguiu a Benjamin Constant até retornar a Praça da Sé. O trajeto continuou pela Praça Clóvis Beviláqua e continuou pela Rua Anita Garibaldi até chegar ao Ponto principal, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, na avenida Rangel Pestana por volta das 12:15hs. O grupo bloqueou uma das faixas da avenida Rangel Pestana, sentido bairro. 
E lá ficaram até que as Frentes de Liderança fossem atendido pelo Secretário Helcio Tokeshi. E isso só se deu depois que o Grupo de manifestante precisou bloquear a outra faixa da Rangel Pestana que da acesso a Praça da Sé. 
O único incidente aconteceu quando um condutor de um veículo tentou passar pelo local e foi barrado por alguns membros da manifestação. Aproveitando o calor do movimento um Policial que faz segurança no tribunal de contas do Estado de São Paulo e que fica na mesma Avenida, ficou jogando "Spray de pimenta", o que atingiu algumas pessoas, Só que o mesmo foi contido por mim, que com a câmara fotográfica na mão, o intimei, e falei pra ele parar ou eu iria filmar o rosto dele. No mais ocorreu tudo tranquilo, foi um manifesto pacífico e tranquilo.
O evento teve o apoio do Sindicato da Classe e também contou com o apoio da Polícia Militar e a CET.  
No último dia 20, outro protesto contra a cobrança de ICMS sobre a carne interditou a pista local da Marginal Tietê no sentido Ayrton Senna. O bloqueio ocorreu perto da rua Camacã.

























Nenhum comentário: