segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VÔLEI! CRUZEIRO SEDIARÁ MUNDIAL DE CLUBES EM OUTUBRO NA CIDADE DE BETIM-MG

Atual vice-campeão, clube celeste será anfitrião do torneio inédito em Minas Gerais

Presidente Gilvan de Pinho Tavares anuncia que Cruzeiro será o anfitrião do Mundial de Clubes (Cruzeiro / Divulgação)

Presidente Gilvan de Pinho Tavares anuncia que Cruzeiro será o anfitrião do Mundial de Clubes

O Cruzeiro anunciou oficialmente, na tarde desta segunda-feira, que será o anfitrião do Campeonato Mundial de Clubes 2013. O torneio será realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim.  Esta será a primeira vez que Minas Gerais receberá o evento.

O anúncio foi feito no Salão Nobre do Parque Esportivo Barro Preto  e contou com a presença do presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares,  do diretor técnico da Confederação Brasileira de Vôlei, Túlio Teixeira,  do superintendente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Marcelo Wangler, além do técnico celeste,  Marcelo Mendez, e atletas do time.

O contrato formal para a realização da competição em Minas Gerais será assinado no início de setembro, na sede da FIVB, em Lausanne, na Suíça, pelo presidente da entidade, Ary Graça e por representantes do Cruzeiro.

Por ter se oferecido para sediar a competição, o Cruzeiro tem a chance de disputá-la pela segunda vez consecutiva. Além da equipe estrelada, outras sete participarão da torneio: o atual campeão Mundial Trentino, da Itália, o  campeão Sul-Americano, UPCN, da Argentina,  o campeão europeu, Lokomotiv  Novosibirsk, da Rússia, o campeão asiático, Kaln Mazandaram, do Irã, o japonês Panasonic, campeão da Copa do Japão, o campeão africano, Sfax, da Tunísia e o Club Romana, campeão da República Dominicana, representante da América do Norte.

Na primeira fase da competição, os oito times serão divididos em dois grupos de quatro. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. A grande final será disputada em partida única, no dia 20 de outubro.

Depois do vice-campeonato no Mundial do ano passado, o Cruzeiro não quer perder a nova chance de conquistar o título inédito. O presidente Gilvan de Pinho Tavares se mostra confiante e não quer que o clube repita no vôlei o que ocorreu no futebol.

"Tenho certeza que com a equipe que o Cruzeiro montou para este ano, nós temos todas as condições de conquistar o título de campeão mundial, que é o único que falta para a nossa equipe. No futebol nós já batemos na trave duas vezes, tenho esperança e quase certeza de que este ano o Mundial de Vôlei será nosso", afirmou.

O ponteiro Filipe comemorou a escolha de Minas Gerais como sede do  Mundial. "Não teria lugar mais justo para sediar esse campeonato que Minas Gerais. Acho que vai gerar uma evolução muito grande no voleibol. O mundo inteiro estará de olho na gente, esperamos fazer um torneio interessante, não só para mostrar o nome do Cruzeiro, mas também o do Brasil."
O Mundial de Clubes de Vôlei foi criado em 1989 e disputado por apenas três anos. Somente em 2009, o torneio voltou ao calendário dos campeões continentais. No ano passado, a competição foi sediada em Doha, no Catar.

Cronograma
13/10 - Chegada das delegações
15/10 - Fase de classificação - Jogos Grupo A e B
19/10 - Semifinais
20/10 - Disputa do terceiro lugar e Final

Nenhum comentário: