quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PORQUE O BLOG DA BQ ACREDITA NO TÍTULO BRASILEIRO DO CRUZEIRO ESSE ANO. PRA AQUELES FANÁTICOS TORCEDORES SEGUE MATÉRIA QUE COMPARA O TIME ATUAL PARA O TIME CAMPEÃO DE 2003

chamada CARROSSEL Cruzeiro 2003 - 2013 (Foto: arte esporte)
Cruzeiro 2003 - 2013 (Foto: Arte Esporte)
Alguns torcedores podem não se lembrar do fantástico Cruzeiro de 2003. No entanto, a equipe celeste comandada por Marcelo Oliveira, em 2013, revive de maneira quase idêntica a campanha do time que conquistou o Brasileiro daquele ano. Os números impressionam. O time atual, líder do Campeonato Brasileiro na 17ª rodada, tem os mesmos 34 pontos, mesmo número de vitórias, empates e derrotas, e mesmo aproveitamento. Porém, o time comandado por Marcelo Oliveira tem campanha ainda melhor: marcou mais gols e foi menos vazado que a equipe de Vanderlei Luxemburgo.
 
Outro dado conta a favor do treinador Marcelo Oliveira. Em 2003, o Cruzeiro não era líder do Campeonato Brasileiro na 17ª rodada. Naquele ano, o time celeste tinha a mesma pontuação do Santos, que contabilizava os mesmo 34, mas liderava pelo melhor saldo de gols. Com os mesmos 66,7% de aproveitamento, a equipe celeste de 2013 está na ponta da tabela, três pontos à frente do Grêmio, segundo colocado. No entanto, indiscutivelmente, o time de 2003 foi mais vencedor.  Embora o time de 2013 demonstre que pode repetir o feito e levantar o caneco do Brasileirão, Alex e cia, há dez anos, conquistaram a Tríplice Coroa, com os títulos invictos do Mineiro e da Copa do Brasil, além do Campeonato Brasileiro.
 
Artilharia pesada
 
FRAME - Cruzeiro vence o Atlético-PR em 2003 (Foto: Reprodução SporTV)
Cruzeiro vence o Atlético-PR (Foto: Rep. SporTV)
Em 17 rodadas, o Cruzeiro de 2013 marcou 38 gols, enquanto o de 2003 marcou 35. Ambos detiveram o melhor ataque da competição nessa altura do campeonato. Em 2003, entretanto, a maioria dos gols foram marcados por jogadores ofensivos. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo tinha Deivid como artilheiro, com 12 gols, Alex e Aristizábal, com oito, e Mota com três. Os gols marcados pelo Cruzeiro em 2013 estão mais bem distribuídos, entre jogadores ofensivos e defensivos. Ricardo Goulart, Vinícius Araújo e Luan são os artilheiros com cinco gols; Nilton tem quatro; Borges, três; Lucas Silva, Dedé e Éverton Ribeiro, dois; Mayke, Dagoberto, Élber, Willian, Léo e Júlio Baptista marcaram uma vez.
Em 2003, o Cruzeiro fez a melhor campanha da história dos pontos corridos. O time celeste chegou aos 100 pontos e aos 102 gols marcados. Vale frisar que, naquela temporada, o Campeonato Brasileiro tinha mais participantes e, consequentemente, mais jogos. Naquele ano foram 46 rodadas, oito a mais que o atual formato. No entanto, os 72,5% de aproveitamento da equipe que teve Alex como maestro ainda não foram batidos.
 
Quem venceria?
 
O comentarista da TV Globo Minas, Léo Figueiredo, comparou os dois elencos. Em um hipotético confronto entre os times de 2003 e 2013, Léo acredita que o Cruzeiro comandado por Vanderlei Luxemburgo venceria com facilidade.
- O Time de 2003 venceria. Aquele time tinha um entrosamento incrível. Todo o time jogava, entrava um, saía outro, o ritmo não baixava. Sem contar que o time de 2003 tinha um craque, um gênio, o Alex. Um dos maiores jogadores da história do Cruzeiro, imprevisível, técnico e inteligente. O Cruzeiro de hoje depende muito do coletivo. É um time de pegada e saída em velocidade. E 2003 era um jogo ditado pelo Alex.

Leonardo Figueiredo também fez uma comparação entre os treinadores dos dois times do Cruzeiro. Para o comentarista da TV Globo Minas, o treinador campeão da Tríplice Coroa em 2003 vivia um momento muito melhor que o Marcelo Oliveira, na atualidade. Segundo Léo, Luxa era o melhor técnico brasileiro na época.
 - Não tem comparação entre o Luxa de 2003 com Marcelo Oliveira. Não dá pra comparar o Luxa de 2003 com o de 2013. Ele era o principal treinador do país, com um conhecimento e uma preparação para o campeonato de pontos corridos, que nenhum outro tinha.
 
Bases titular dos Cruzeiros de 2003 e 2013
Cruzeiro de 2003
Gomes; Maurinho, Luizão (Edu Dracena), Cris e Leandro; Augusto Recife, Maldonado, Wendel e Alex; Aristizábal e Deivid (Mota).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 
Jogadores reservas:
Arthur (G), Maicon (L), Thiago Gosling (Z), Gladstone (Z), Martinez (V), Sandro (V), Felipe Melo (V), Jardel (V), Marcinho (M), Zinho (M), Márcio Nobre (A), Alex Dias (A), Alex Alves (A).

Cruzeiro 2013
Fábio; Mayke (Ceará), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton e Souza; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Dagoberto); Borges.
Técnico: Marcelo Oliveira

Jogadores reservas:
Rafael (G), Paulão (Z), Léo (Z), Victorino (Z), Wallace (Z), Everton (L), Leandro Guerreiro (V), Tinga (V), Lucas Silva (V), Júlio Baptista (M), Alisson (M), Élber (M), Lucca (M), Dagoberto (A), Vinícius Araújo (A), Anselmo Ramon (A) e Luan (A).

Nenhum comentário: