sexta-feira, 12 de junho de 2015

FÁBIO, UM ÍDOLO INJUSTIÇADO NO BRASIL

Apesar do ótimo trabalho ao longo dos anos, goleiro foi esquecido nas listas de convocados

Paredão. Mesmo sendo um terror para os atacantes, Fábio não teve grandes chances na seleção brasileira
Trajando a camisa 1, ele é capaz de fazer milagres. A elasticidade e o reflexo para impedir gols deixam atônitos torcedores de todas as partes e tiram do sério experts da artilharia. Não bastasse a segurança debaixo das traves, é um líder nato em campo. Todos os predicados que o credenciariam à seleção brasileira e a disputar Copas do Mundo estão ali. Mas, por mistérios que muitos não conseguem explicar, o goleiro Fábio nunca recebeu dos comandantes do time canarinho o devido reconhecimento por suas proezas.
Companheiros de Cruzeiro, profissionais que trabalham ou trabalharam com Fábio, membros da imprensa, ex-jogadores e torcedores, tanto da Raposa, quanto de outros clubes, tentam entender os motivos que impediram que o arqueiro participasse das Copas de 2010 e 2014, quando boa parte do Brasil esperava ver o goleiro vestindo o uniforme verde e amarelo.
“Muitos me perguntam por que o Fábio não teve chance na seleção. Essa pergunta não tem de ser direcionada a mim ou ao Fábio, mas sim aos técnicos da seleção. Nós não sabemos, e eu queria saber as respostas deles”, declarou Raul.
Uma figura que se tornou polêmica no meio é Gilmar Rinaldi. Antes da Copa de 2014, o então empresário de jogadores dizia que Fábio deveria receber mais oportunidades pelo combinado verde-amarelo. “O Fábio foi muito pouco testado na seleção. Uma pena. Acho que ele deveria estar lá”, disse Gilmar, à época.
Mas depois que Gilmar se tornou coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Futebol, Fábio continuou a ser esquecido. “É até engraçado, porque, antes da Copa, o Gilmar foi perguntado sobre quem eram os goleiros que deveriam ir para a Copa, e para ele, eu seria um deles. Agora ele está lá dentro como um dos coordenadores, e nem convocado eu fui”, disparou Fábio.
Mano Menezes chegou a convocar o celeste em algumas ocasiões, mas não o escalou. Felipão não levou Fábio para o Mundial no Brasil, e Dunga continua deixando o arqueiro de fora. A reportagem tentou contato com os três técnicos, mas não foi atendida.
#fabio634
Grave uma mensagem em formato de vídeo para o goleiro Fábio, do Cruzeiro, e publique no Instagram de O TEMPO, incluindo a hashtag #fabio634. Os cinco vídeos mais legais serão utilizados em uma matéria especial sobre o 634º jogo de Fábio, que deve ser completado neste sábado, no duelo contra o Vasco, no Maracanã, pelo Brasileirão.

MANO MENEZES
Dos últimos treinadores da seleção brasileira, Mano Menezes foi o único a convocar o goleiro Fábio. O arqueiro foi incluído nas listas dos amistosos contra Romênia, Holanda, Gana e Argentina – sendo cortado deste último, por lesão. Depois, o goleiro do Cruzeiro foi esquecido por Mano.
FELIPÃO
O melhor goleiro do Brasileirão de 2013 não foi para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A decisão do técnico Luiz Felipe Scolari em não incluir Fábio na lista final foi motivo de bronca por grande parte da torcida e da imprensa. Para goleiro, foram convocados Julio Cesar, Jefferson e Victor.
DUNGA
Quando muitos esperavam que, enfim, Fábio receberia as oportunidades que merece no combinado brasileiro, o jogador continuou ausente nas listas de Dunga, mesmo após o coordenador geral de seleções, Gilmar Rinaldi, ter elogiado o arqueiro celeste antes da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário: