
O Procon funciona como um órgão de orientação aos consumidores em suas reclamações, informando sobre seus direitos, e fiscalizando as relações de consumo. Ele é órgão auxiliar do Poder Judiciário que busca solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço. Quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local.
De acordo com informações da Coordenadora responsável pela instalação da unidade, Dra. Celina Tamara, o PROCON em Capelinha irá funcionar visando a um trabalho educativo, para que os consumidores e fornecedores conheçam seus direitos, buscando sempre que possível solucionar queixas por meio de mediação.
Na parceria firmada, é de responsabilidade da Prefeitura o pagamento de salário do advogado, custeio de aluguel do espaço onde funcionará o órgão e pagamento de contas de água e luz. Já o Legislativo arcará com despesas de móveis e computadores, telefone e disponibilização de uma secretária para atendimento ao público. O Procon também conta com o apoio da ACIAC e do Ministério Público Local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário