quinta-feira, 11 de junho de 2015

FAMÍLIAS FORMAM AGROINDÚSTRIAS PARA VENDER DERIVADOS DE MANDIOCA EM ALMENARA

Com o auxílio da Emater-MG os produtores são indicados para diversos canais de comercialização local e regional, como feiras e empresas


Agricultores de Almenara estão montando agroindústrias de produtos derivados da mandioca. Cerca de 580 famílias, distribuídas em 52 associações, criaram 10 mini-indústrias. A mandioca é base da alimentação e uma das principais fontes de renda no Vale do Jequitinhonha.
O apoio técnico vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que oferece orientação para a seleção das sementes, preparo da terra e outros sistemas de produção, como o cultivo Irrigado, método mais indicado para climas secos.
Para formar as agroindústrias, as famílias interessadas são cadastradas, divididas em associações que recebem orientação de plantio. Juntas, elas comercializam a raiz e produzem farinha e polvilho. Os produtos são legalizados sanitariamente para a comercialização. Na região, estes grupos são conhecidos como farinheiras comunitárias.
A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Almenara (APPRA) centraliza, orienta e representa todas as associações. Além disso, articula com os produtores a venda de farinha e polvilho para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A extensionista de Bem-Estar Social da Emater, Milene Oliveira, explica como o trabalho é feito: “Além de orientações de plantio, nós também indicamos cada farinheira para diversos canais de comercialização, como feiras e empresas. E isso facilita nos lucros, pois, o produto é vendido diretamente para o consumidor final” comenta.
Para a agricultora familiar Maria da Glória Pinheiro, de 45 anos, a formação das agroindústrias foi útil. “Com farinheira, estamos com mais retorno nas vendas. O transporte dos produtos ficou mais fácil porque hoje o carro leva a carga diretamente para o consumidor final” ressalta.
Sobre cultivo irrigado
O extensionista agropecuário da Emater-MG, Artur Rebouças, explica que cultivo irrigado é o plantio com irrigação recorrente. O resultado é a aceleração do crescimento e o desenvolvimento da mandioca. Com esse plantio o produtor diminui o ciclo produtivo de 20 meses para 12 meses. Além disso, no ciclo normal a produção gera normalmente de 12 toneladas por hectare. Com o cultivo irrigado, a produção aumenta para 16 toneladas, resultando em uma economia de 50% de trabalho e uma produção 25% maior.
Ranking
Almenara ocupa o 51º lugar no ranking estadual da produção de mandioca de mesa, com 170 hectares de área total plantada e 840 toneladas do produto colhido, segundo dados do IBGE.
O destaque fica por conta da produção do município da mandioca do tipo industrial. Ocupando o 14º lugar no estado, Almenara tem produção estimada de 7.200 toneladas e área total cultivada de 750 hectares.
Produção Mineira
Bastante cultivada por pequenos agricultores, a mandioca ocupa no país uma área plantada de 2,3 milhões de hectares. Em Minas Gerais, em 2015, o cultivo do tubérculo tem produção estimada em 225.801 toneladas em área de 14.592 hectares, para o tipo mandioca de mesa.

Aconteceu no Vale

Nenhum comentário: