quinta-feira, 11 de junho de 2015

SERÁ INAUGURADO NO PRÓXIMO DIA 13, O PRIMEIRO MUSEU DO BRASIL, E SERÁ EM DIAMANTINA-MG

Inauguração será no próximo sábado, 13 de junho. Museu Tipografia Pão de Santo Antônio é único do gênero no Brasil


O Museu de Tipografia Pão de Santo Antônio, único do gênero no país, será inaugurado no próximo sábado (13/06) na cidade de Diamantina, localizada na região Central de Minas Gerais. O evento está programado para acontecer no dia em que o santo de mesmo nome do museu é homenageado por fiéis da igreja católica.
A cerimônia de abertura será realizada ás 10h, na antiga tipografia de jornais da Associação do Pão de Santo Antônio, que resistiu aos modos de impressão industriais, ao longo de todo século XX, até 1990. Durante o evento, a antiga máquina impressora parisiense, trazida para o Brasil no século XIX, que já imprimiu os jornais Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina, e que foi restaurada, será colocada novamente em funcionamento.
Quem comparecer ao evento poderá desfrutar do café da manhã, organizado pelos responsáveis pelo museu, irá presenciar um encontro de tipógrafos, o lançamento do catálogo e do site (http://www.museutipografia.com.br/) da instituição. Ainda no sábado, acontecerá a publicação do Jornal Tipográfico Pão de Santo Antônio, que será impresso na antiga máquina.
Único do gênero
“O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio é único do gênero no Brasil pelo fato de unir os meios de produção próprios da tipografia (máquinas, ferramentas e práticas da cultura do impresso) e os jornais impressos saídos dos prelos de sua oficina tipográfica, ao longo do século XIX”, ressalta a professora do Curso de Conservação e Restauro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Utsch.
Acervo Pão de Santo Antônio
O novo espaço é composto por máquinas impressoras, cavaletes tipográficos, mobiliário, clichês e outras ferramentas, que assumem o estatuto, hoje patrimonial, ao lado de quase quatro mil exemplares dos jornais ali redigidos e impressos por mais de 80 anos. “Ele testemunha a longa prática jornalística, editorial e tipográfica desenvolvida, entre 1906 e 1990, pelos jornais diamantinenses Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina”, conta Ana.
Serviço
MUSEU TIPOGRAFIA PÃO DE SANTO ANTONIO
Sede do Museu
Praça Professor José Augusto Neves, 171, Bairro Rio Grande – Diamantina – MG
Info: (38) 3531 3861

Programação (a partir das 10h):
– Solenidade de abertura com café da manhã
– Lançamento: Jornal Tipográfico Pão de Santo Antônio, catálogo e site do Museu
– Funcionamento da máquina impressora do Museu e encontro com tipógrafos
Funcionamento do Museu: De 4ª a domingo, de 10h a 13h – de 14h a 18h
Visite nosso site www.museutipografia.com.br

- See more at: http://aconteceunovale.com.br/portal/?p=60789#sthash.p2Fdn30S.dpuf

Nenhum comentário: