quinta-feira, 30 de julho de 2015

UMA HISTÓRIA VENCEDORA! CRUZEIRO COMEMORA 39 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO DA LIBERTADORES

No dia 30 de julho de 1976, o time celeste conquistava a América ao bater o River Plate por 3 a 2, em Santiago do Chile


O dia 30 de julho é uma das tanta datas importantes e comemorativas na história do Cruzeiro. Neste dia, o clube estrelado comemora o aniversário de seu primeiro título internacional, a Copa Libertadores conquistada em 1976, em cima do River Plate.

O título, além de elevar o patamar do Cruzeiro a nível internacional, quebrou um tabu que já durava 13 anos em que times brasileiros não venciam a Libertadores. Para comemorar os 39 anos da conquista, a Raposa divulgou uma imagem histórica, do time campeão posado.
A campanha celeste foi inquestionável, com 11 vitórias, um empate e uma derrota. Foram 46 gols marcados e 17 sofridos. O Cruzeiro deixou pelo caminho times como Internacional, Olimpía-PAR, LDU-EQU, além do River, rival na grande decisão, que, por sinal, foi uma das mais acirradas da história do torneio.
Diante de quase 60 mil torcedores no Mineirão, o Cruzeiro goleou os argentinos no primeiro jogo da final por 4 a 1, com dois gols de Palhinha, um de Nelinho e um de Valdo. Oscar Más descontou para o River.
No jogo da volta, o time argentino descontou e venceu por 2 a 1 em um Monumental de Núñez abarrotado com 90 mil torcedores. López, González e Palhinha marcaram os gols. Como o saldo de tentos não contava como critério de desempate, houve a necessidade do terceiro confronto em campo neutro.
A decisão definitiva foi no estádio Nacional, em Santiago, no Chile, mas parecia que a partida acontecia em Belo Horizonte, já que a maioria dos 40 mil torcedores apoiaram o Cruzeiro. O duelo contou com muitas polêmicas. O time celeste vencia 2 a 0, quando o River empatou após cobrança de falta malandra de Urquiza, que bateu antes da autorização do árbitro Alberto Martínez. Nos minutos finais, foi a vez da Raposa ter uma falta e usar a mesma estratégia. Joãozinho cobrou direto para o gol e mandou no ângulo, enquanto todos aguardavam a batida de Nelinho.
O jogo terminou 3 a 2 para o Cruzeiro, após nove minutos de acréscimos em virtude da confusão, com troca de agressões entre jogadores dos dois times, que causou as expulsões de Alonso, do River, e Ronaldo, da Raposa. O título ainda ficou marcado por um fato triste. O atacante Roberto Batata faleceu após sofrer acidente de carro durante a Libertadores e foi homenageado pelos companheiros de clube.
Cruzeiro 3 x 2 River Plate

Data: 30 de julho de 1976
Local: Estádio Nacional, Santiago do Chile
Arbitragem: Alberto Martinez (Chile)
Gols: Nelinho aos 24 minutos do 1º tempo; Eduardo aos 10 minutos, Oscar Más aos 14 minutos, Urquiza aos 19 e Joãozinho aos 43 do 2º tempo
Cartões vermelhos: Ronaldo Drumond e Alonso

Cruzeiro
Raul, Nelinho, Morais, Darcy Menezes, Vanderley, Ronaldo Drumond, Wilson Piazza, depois Osires, Zé Carlos, Eduardo, Palhinha e Joãozinho. Técnico: Zezé Moreira.

River Plate
Landaburu, Comelles, Lonardi, Ártico, Urquiza, Sabella, Merlo, Alonso, González, Luque, Oscar Mas, depois Crespo. Técnico: Angel Labruna.

Nenhum comentário: