sexta-feira, 29 de maio de 2015

GOVERNO CONGELA VERBA DO PAC E OBRA DA BR 367 NÃO DEVE SAIR E ISSO É MAIS ENROLAÇÃO À VISTA


Agora, apesar de não ser oficial, (ainda) é um fato. O Governo Federal vai enrolar AINDA mais a liberação para a verba da BR 367, isso porque a “verba” estava no pacote do PAC II, porém o PAC acabou de receber um Corte no orçamento o que deverá paralisar várias ações, inclusive as da BR 367. Depois de espernear (literalmente) as ações de Manutenção irão continuar, mas pavimentação, sem dia no horizonte.
No final do ano passado, eu falei e dei até chilique com o pessoal do Governo dizendo que devido ao contingenciamento de recursos seria muito provável pela lógica burocrática que a BR 367 sofreria com a crise financeira. Daí me disseram bem assim (e foi bem assim mesmo): “PARA DE SHOW, ESTA TUDO CERTO PARA ASFALTAR A BR E A OBRA VAI COMEÇAR EM JUNHO DE 2015″.
Ontem eu tentei confirmar com as altas autoridades do governo sobre se de fato já era oficial que não haveria o recurso para a BR 367 este ano, fato este que eu já havia antecipado semana passada e ainda informando que existe a real possibilidade da BR 367 ser repassada (mais uma vez) de volta ao Governo do Estado de Minas, que também não tem recursos financeiros para pavimentar e reestruturar esta estrada vergonhosa, horrível esta TRILHA chamada BR 367. Porém, todos que conversei disseram que foi pedido várias vezes para que as obras da BR 367, que já tiveram adiamento dos projetos de Engenharia 4 vezes, estavam na lista prioritária mas que não sabiam o que iria ocorrer de fato.  O Pior é que tem ainda político que não sabe de nada, NADA MESMO, mas na tentativa de aparecer ainda conversa fiado dizendo que esta TUDO CERTO para pavimentar a BR 367.

O fato é que foram bloqueados R$ 25,7 bilhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ou seja, este valor que seria investido não mais será. Sendo que o Ministério dos Transportes recebeu um CORTE/NAVALHADA de R$17,2 bilhões, o que irá simplesmente paralisar várias obras que já estão até em andamento como é o caso da BR 381 (aquela que se anda na rota de BH até Governador Valadares). A enrolação é total, o Governo já estuda com muita seriedade devolver trechos da BR 367 para o Governo de Minas, e o Governo de Minas, como não tem dinheiro, pretende disponibilizar todas as suas rodovias para a iniciativa privada, na tentativa de privatizar as estradas de minas jogando a responsabilidade na iniciativa privada.
Mas a BR 367, não é viável financeiramente para a iniciativa privada vide que:
O projeto de concessão do Governo de Minas Gerais, para ceder a malha viária do Estado a iniciativa privada, gostaria de dizer que é inovador mas não irá funcionar em 70% das estradas porque não é viável financeiramente para a iniciativa privada. É simples, para ter viabilidade de PRIVATIZAÇÃO de estradas, é preciso que estas tenham um número X de veículos mínimo de veículos trafegando diariamente para haver caixa/faturamento suficiente para ser viável a concessão/privatização.
Exemplo: A BR 367, a obra de reestruturação de acordo com o Governo ficará em torno de R$300 milhões. Sendo que a Manutenção por KM já asfaltado gira em torno de R$100.000,00 (hoje em dia). São 700 Km, no caso seriam cerca de R$70 milhões por ano de manutenção mais 300 milhões de Obra. Só no primeiro ano o fluxo de caixa teria que ser de 370 milhões (mais ou menos). Se cada veículo pagasse em média R$10,00 por pedágio, significa que teríamos que ter 37 milhões de carros rodando por esta estrada em 12 meses. O que é umas 50 vezes do que gira normalmente hoje em dia. O que se daria inviável a sua concessão. Isso para ser resumidamente objetivo. (este trecho escrevi no Grupo BR 367 Urgente).

O Governo já esta esperando o repúdio da sociedade para com o ajuste fiscal, corte de verbas etc. Ou seja, eles já sabem que haverá uma forte oposição, mas acham que é mais vital realizar o ajuste do que pavimentar estradas. Eu até concordo, porém, me contem meus Queridos Amigos e Amigas da Alta Cúpula do Governo? Porque, vocês não asfaltaram o ano passado quando eu mostrei que ainda tinha verba e que dava para fazer? Preferiram enrolar para chegar no inevitável que é o adiamento. 
Agora como estamos? NA POEIRA PORQUE ESTA EM PERÍODO DE SECA, MAS EM BREVE ESTAREMOS NA LAMA, PORQUE VAI COMEÇARÁ A CHOVER!

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