segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ESTÁDIO DO PALMEIRAS SERÁ O MAIS BONITO DA CAPITAL PAULISTA

Estive há alguns dias no Allianz Parque, estádio do Palmeiras que vai substituir o antigo Palestra Itália. Vi de perto como estão as obras, o gramado, as arquibancadas e toda a estrutura.

Também estive no Itaquerão em três partidas da Copa do Mundo de 2014. Também conheci o estádio do Corinthians. Portanto, posso dizer: o novo estádio do Palmeiras é mais bonito do que o Itaquerão.
Antes de tudo, quero deixar claro que minha visão nada tem a ver com clubismos. Não sou nem corintiano, nem palmeirense. Como jornalista, já fui setorista de ambos. Portanto, minhas impressões são baseadas em critérios, se não técnicos pois estou longe de ser engenheiro ou arquiteto, puramente visuais.
O Itaquerão por dentro impressiona. É bonito, moderno. Em certos momentos, dá para achar que se está em um shopping. Não conheço, confesso, o estádio em estrutura que não fosse para a Copa do Mundo. Mas sei que é bonito e com um espaço de circulação excepcional. Fica próximo a estações de metrô e trem, portanto, é de fácil acesso. Mas não tem cara de estádio, digamos assim. E este é o principal trunfo do estádio do Palmeiras.
Sempre fui acostumado a ver estádios redondos, não necessariamente cobertos. Mas redondos ou até mesmo retangulares. O Itaquerão é quadrado. Pelo formato, foi chamado pelos rivais de “Impressorão”. É moderno, sem dúvida, mas não tem cara de estádio por ser quadrado e aberto nas laterais. E, como é novo, ainda não criou aquela empatia e história com o torcedor. Aquela coisa de “nossa, já comemorei títulos aqui”. É algo que acontece com o Pacaembu, com o Morumbi, com a Vila Belmiro. E aconteceu com o Palestra Itália.
O novo Palestra Itália, ou melhor, Allianz Parque, é diferente do antigo Parque Antarctica. Agora o estádio é redondo. Não existe mais a “abertura” do gol das piscinas. Mesmo com a mudança, o estádio do Palmeiras ficou com uma cara interessante. É redondo, parece, de fato, um estádio.
Ambos têm cadeiras próximas ao gramado. A diferença é que na casa do Palmeiras há um desenho em três tons distintos de  verde. No Itaquerão as cadeiras são brancas. Ponto para o Palmeiras.
A acessibilidade é um ponto que pode preocupar no estádio alviverde. Há menos “áreas de escape” do que no Itaquerão. Como fica próximo a shoppings, o trânsito na região já não é dos melhores. Com o estádio e jogos frequentes, a tendência é piorar muito.
Mesmo assim, neste Palmeiras x Corinthians, quem vence é o time alviverde. O Allianz Parque é muito mais bonito do que o Itaquerão.





Nenhum comentário: