segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MINÉRIO DE FERRO EM MINAS NOVAS

Apenas no Norte de Minas e região do Vale do Jequitinhonha, foram descobertas jazidas gigantescas de minério de ferro, que, segundo cálculos preliminares, podem possuir reservas superiores a 20 bilhões de toneladas - quase 90% da atual reserva mineira.

Foi divulgado pela empresa Cleveland Mining, a exploração de aproximadamente 1.064 Km² de minério, com teores entre 50% e 66% de ferro, em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. A extração no município será realizada em parceria com a empresa BC Iron, ambas as empresas são australianas.
O investimento inicial em Minas Novas não foi divulgado, mas já se sabe que  os trabalhos iniciarão ainda este ano.

Todo o projeto, que inclui outras cidades no Brasil e na Austrália terá investimento inicial de US$ 20 milhões de dólares.

Levantamentos realizados em 2012 indicava 750 milhões de toneladas de minério de ferro no município.

Para transporte da produção, as possíveis alternativas incluem a construção de um ramal ferroviário de 160 quilômetros até Montes Claros ou um Mineroduto de 300 KM de extensão até o Porto de São Mateus, no Espírito Santo.

Outras alternativas que eram estudadas na época, era a construção de uma ferrovia de aproximadamente 300 KM de extensão até o Porto de São Mateus ou um Mineroduto de 400 KM até o Novo Porto de Ilhéus, na Bahia.

A mineradora vai utilizar o montante com sondagens, licenças ambientais, atividades de exploração, estradas de acesso e custos de exploração no Brasil e na Austrália.

A BC Iron e a Cleveland Mining formalizaram, em setembro de 2013, o processo de aquisição em etapas dos três projetos que pertenciam à Bahia Mineral Exploration (Bahmex).

Apenas no Norte de Minas, na região do Vale do Jequitinhonha, foram descobertas jazidas gigantescas de minério de ferro, que, segundo cálculos preliminares, podem possuir reservas superiores a 20 bilhões de toneladas - quase 90% da atual reserva mineira. A reserva atinge cerca de 12 municípios de Grão Mogol a Salinas.

A  exploração do minério de ferro na região de Rio Pardo de Minas,  vem gerando debates acalourados, com realização de audiências públicas e protestos contra a construção de um mineroduto, que utilizará as águas da Usina de Irapé, para transporte do minério

Nenhum comentário: