sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CRUZEIRO VENCE CAMPINAS E ASSUME, ENFIM, A LIDERANÇA DA LIGA

Atual bicampeão venceu em jogo de cinco sets; ponto foi deixado de ser somado com tropeço no terceiro set, quando oito pontos de frente foram abertos


Foram necessárias nove rodadas para que a liderança finalmente chegasse às mãos do grande favorito ao título da Superliga masculina. Demorou, mas ela veio nesta quinta-feira, com vitória por 3 a 2 (26/28, 25/22, 24/26, 25/18 e 15/12), em Campinas, sobre o Vôlei Brasil Kirin-SP. Os paulistas sentiram a falta do ponta romeno Olteanu, uma das principais peças do elenco campineiro nesta temporada.
O sabor do triunfo poderia ser maior se três pontos fossem somados ao invés de dois. No terceiro set, o Cruzeiro abriu sete pontos de vantagem e deixou os donos da casa virarem, deixando um ponto pelo caminho. Menos mal que a vitória veio e a liderança foi confirmada. "Vacilamos e nos fechamos, combinando que a vitória não escaparia. Virou questão de honra. Estamos de parabéns", comentou o ponta Filipe, ao final do jogo.
O time celeste foi beneficiado pelo tropeço do então líder Funvic-Taubaté-SP, que vinha de seis vitórias seguidas e perdeu, em casa, no tie-break, para o Lebes-Gedore-Canoas-RS. Sada e Taubaté começaram a rodada com mesmo número de pontos e vitórias, mas os paulistas levavam a vantagem no saldo de sets.
Agora, o Cruzeiro se isola na liderança e parte para manter a posição que era de seu merecimento já há algumas rodadas. O bom desempenho do rival Taubaté impediu que o posto mais alto viesse antes. Chega para o time do técnico Marcelo Mendez o desafio de confirmar a primeira posição em um campeonato que se mostra extremamente equilibrado. Na próxima rodada, os celestes repetem a final da última Superliga, enfrentando o Sesi-SP, no sábado, fora de casa.
O jogo. Depois de um bom começo no primeiro set, o Cruzeiro deixou o ritmo cair na reta final da etapa. Os donos da casa, que não desistiram em nenhum momento, mesmo atrás do placar durante quase todo o set, cresceram no momento decisivo e confirmaram a vantagem após erro de Winters, que tinha acabado de entrar, no passe.
No segundo set, o Brasil Kirin começou melhor e mais concentrado. O Sada Cruzeiro apresentava falhas que obrigavam Marcelo Mendez a parar o jogo para corrigir as falhas. Não demorou para recuperação celeste aparecer. Com bons saques de Filipe e com o bloqueio muito bem posicionado, os mineiros viraram a partida e confirmaram o empate.
No terceiro set, a supremacia azul deu as caras desde o começo. Boa diferença de pontos, com 10 a 2 e 17 a 10, deixaram evidente a superioridade cruzeirense.
O que era para ser uma virada tranquila se transformou em uma reação inesperada do time de Campinas. Mais uma vez, a luta dos paulista foi recompensada, tendo boa contribuição de queda de rendimento do Cruzeiro, que deixou o ritmo cair além da conta.
No quarto set, o Sada Cruzeiro foi bem novamente e não se permitiu errar da mesma forma da etapa anterior. A regularidade fez a diferença para o empate, levando o jogo para o tie-break.
No tie-break, a vitória foi disputada com constante troca de pontos entre as duas equipes. Com poucos erros e bom aproveitamento ofensivo, o Cruzeiro não deixou a vitória e a desejada liderança escaparem.

Nenhum comentário: