sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CRIANÇA ESPERANÇA APOIA PROGRAMA SOCIAL DE MINAS NOVAS-MG, VALE DO JEQUITINHONHA



Palestra no projeto Casinha de Cultura marca os 21 anos do ECA em MG

Estatuto brasileiro é considerado marco na defesa dos direitos humanos

Projeto Casinha de Cultura - Palestra ECA (Foto: Divulgação)
Palestra sobre o ECA, no projeto Casinha de
Cultura (Foto: Divulgação)
O ex-conselheiro tutelar José Maria Rosário Ramos reuniu no dia 09 de junho, 16 alunos do projeto Casinha de Cultura – Espaço para Convivência para falar sobre os direitos e deveres definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. O projeto, que atende à crianças e jovens de Minas Novas (MG), tem o apoio do Criança Esperança em 2011.


A palestra antecipou o aniversário de 21 anos da implementação do ECA, que serão completados em julho. Na época de sua implementação, o estatuto foi considerado um marco na defesa dos direitos humanos no país, apesar de ser apontado por alguns como paternalista quando o assunto é a infração cometida por jovem ou criança. Com a palestra, José Maria quis passar uma orientação sobre o que estabelece o Estatuto, que visa a proteção integral de crianças e adolescentes.

“O ECA tem como objetivo garantir os direitos, mas ao mesmo tempo estabelece deveres. É isso que procuramos passar para os jovens: que tenham responsabilidade ao lutar por seus direitos e cumprir os seus deveres”, disse.
Casinha de Cultura

Casinha de Cultura – Espaço de Vivência e Convivência 
Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e à Infância da Área Rural – AMPLIAR


Local: Minas Novas, Minas Gerais

Área de atuação: Transversais,
Ano: 2011
Beneficiados diretos: 254 crianças, adolescentes e jovens, de 0 a 18 anos
Beneficiados indiretos: 1.162 familiares e moradores
Telefones: (33) 3764-1132 Fixo
Endereço: Rua Nana Costa, 17 – Centro - CEP 39650-000
E-mail: ampliar@uai.com.br

Foi criada em 1982 com o objetivo de diminuir os impactos da pobreza rural no Vale do Jequitinhonha e desenvolver programas e projetos para crianças e adolescentes, com enfoque na inclusão social e exercício da cidadania.

Promover a cultura local entre gerações e fortalecer o acervo cultural e histórico das comunidades rurais. Proporcionar às crianças um ambiente com cuidados, a oportunidade de brincar e de se integrar socialmente. A proposta é garantir o direito às crianças de vivenciarem a infância, permitindo que as mesmas tenham acesso a um ambiente saudável, onde o brincar se transforma em um jeito prazeroso de aprender. São oferecidas oficinas de teatro, de confecção de tambores, de construção de brinquedos, de reciclagem e de convivência familiar e comunitária, além de aulas de violão, canto, percussão, capoeira e dança. 

O apoio do Criança Esperança permitirá fortalecer o acervo cultural e histórico das comunidades através de recursos empregados na reforma desses espaços e da aquisição de materiais. Será realizada a contratação de 1 monitor de casinha de cultura, 1 instrutor de teatro, e de uma administradora para o curso. A verba também será destinada à alimentação dos alunos e funcionários e para a aquisição de 1 kombi, 1 filmadora, 1máquina digital, 1gravador, 2 micro-sistems, 10 violões, móveis (4 jogos de mesa, 6 prateleiras, 2 armários), material para confecção de tambor, material para mapeamento comunitário, material de escritório, material para confecção de brinquedos artesanais, brinquedos pedagógicos, livros, figurino e cenário de teatro e de canto/coral, camisetas e equipamentos.

Fonte: Rede Globo - Criança Esperança

Nenhum comentário: