quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VEÍCULO ELÉTRICO, EM FASE DE TESTE JÁ CIRCULA EM RUAS DE UBERLANDIA-MG

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig está testando um veículo elétrico em Uberlândia.

A iniciativa tem como objetivo divulgar a tecnologia para a comunidade local. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), em 2030 a maioria dos carros de passeio comercializados no mundo será desse tipo.
 
Desde 2009, a Cemig incorporou à sua frota e vem testando quatro automóveis Palio Weekend, obtidos por meio de parceria com a Itaipu Binacional e com a Fiat Automóveis, que construiu os protótipos. A empresa avalia o desenvolvimento, aquisição e testes de outros veículos, tais como ônibus e caminhões, e outros automóveis.
 
Segundo o gerente de Serviços de Distribuição da Cemig em Uberlândia, Jonmil Marques Borges, entre alguns fatores que justificam o empenho da Cemig no desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica estão a redução do uso de combustíveis fósseis, melhoria da qualidade do ar em centros urbanos e melhor aproveitamento da infraestrutura do setor elétrico, além de ser um novo nicho de mercado.
 
Os veículos elétricos são silenciosos e não emitem poluentes. Utilizam energia elétrica a custo inferior ao do combustível fóssil tradicionalmente utilizado no transporte veicular. O motor elétrico demanda menos manutenção, é mais econômico e possui maior rendimento em relação ao motor a combustão interna.
 
Características técnicas do Veículo Elétrico:
• autonomia: 120 km
• velocidade máxima: 110 km/h
• aceleração: 0 – 50 km/h em 7 seg. e 0 – 100 km/h em 28 seg.
• tempo de recarga: 8 horas
• consumo com carga completa: 20 kWh
• consumo a cada 100 km: 15 kWh

Nenhum comentário: