quinta-feira, 14 de março de 2013

MINAS VENCE CAMPINAS POR 3 A 1, FAZ 2 A 0 NA MELHOR DE TRÊS E AGORA PEGA RIO DE JANEIRO NAS SEMIFINAIS DA SUPERLIGA

vôlei comemoração Minas  (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Minas vence e passa para às semifinais da Superliga

A campanha de Campinas e Minas na primeira fase da Superliga Masculina foi idêntica, com o time paulista ficando à frente apenas no saldo de sets. Com isso, o esperado era que a série de quartas-de-final entre os dois seria decidida apenas no terceiro jogo. Mas não foi o que aconteceu. Com duas vitórias seguidas, o Minas eliminou o Campinas, de forma contundente e convincente. Nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, o time mineiro venceu por 3 a 1 (30/28, 25/22, 20/25 e 25/19) e é o adversário do Rio de Janeiro nas semifinais.
O jogo começou equilibrado, mas depois o Minas foi superior em quase todos os momentos, com exceção do terceiro set. Os destaques do time mineiro foram Henrique, Marcelinho e, mais uma vez, Lucarelli.

Estrela de Filip

O equilíbrio foi a tônica do primeiro set. As duas equipes preferiram não arriscar muito no saque e, assim, foram trocando pontos até o primeiro tempo técnico, com o placar mostrando 8 a 7 para o Minas.

O levantador Marcelinho, do time mineiro acionava Lucarelli e Maurício a todo o momento. Pelo lado do Campinas, os preferidos de Rodriguinho eram Rivaldo e Gustavão. O jogo permaneceu parelho e a diferença de um ponto chegou à segunda parada, só que dessa vez a favor da equipe paulista: 16 a 15.

A igualdade entre os times terminou quando o Minas teve um abalo na parte psicológica após um erro de Quiroga, e o Campinas abriu três pontos de frente. O técnico minastenista Horácio Dileo parou o jogo e o time mostrou força para se aproveitar dos erros do Campinas e tirar a diferença, deixando o jogo empatado em 22 a 22. Num final de set emocionante, brilhou a estrela do oposto tcheco Filip Rejlek, que aproveitou dois contra-ataques para fechar o set com 30 a 28 para o Minas.

Erros campineiros

O Minas aproveitou o embalo do primeiro set e voltou animado pro segundo. Lucarelli foi o destaque deste período do jogo, com excelente aproveitamento de ataque. O Minas chegou à primeira parada técnica vencendo por 8 a 6.

O Campinas tentou reagir no jogo, ciente de que uma derrota no segundo set deixaria os mineiros a apenas mais um set da vaga nas semifinais. Mas até mesmo jogadores que não costumam errar como Rivaldo e Purificação, estavam numa noite complicada. No segundo tempo técnico, o Minas tinha 16 a 14 favoráveis, e isto graças a uma boa sequência de Jurquin no saque, que fez a diferença de pontos diminuir.

O panorama da reta final não se alterou. O Campinas continuou com problemas na recepção e na defesa e o inspirado time do Minas conduziu o set a com tranquilidade, até fechar em 25 a 22, num erro de saque de Purificação.

Reação do Campinas

Os melhores momentos do Campinas nos dois primeiros sets aconteceram quando o cubano Jurquin estava no saque. Foi assim também no começo do terceiro. Com ele sacando, os paulistas abriram incríveis 5 a 0 logo de cara. O Minas acordou, teve uma pequena reação, mas o Campinas foi para o primeiro tempo técnico com 8 a 5 de vantagem.

A reação do Minas continuou e, na volta da parada, veio de forma mais intensa. Tanto que num ace de Henrique, o placar mostrou a igualdade em 10 a 10. Uma nova sequência de Jurquin no saque, porém, colocou o Campinas, mais uma vez, à frente. O Campinas repetiu a diferença de três pontos no segundo tempo, ao fazer 16 a 13.

O jogo voltou a ficar eletrizante. O Campinas passou a errar menos, o que obrigou Horácio Dileo a mexer no time, colocando Thiago e Evandro em quadra, fazendo a inversão do 5-1. Mas não adiantou porque o Campinas manteve o nível e fechou o set em 25 a 20.

Para fechar o jogo

O início do quarto set lembrou o do primeiro, com os dois times trocando pontos num jogo muito equilibrado. A diferença é que, ao contrário do começo do jogo, tanto Minas quanto Campinas começaram a forçar os saques. Os paulistas foram para o tempo técnico liderando o placar: 8 a 7.

Uma excelente sequência de Henrique no saque colocou o Minas de novo à frente do Campinas. Depois foi a vez de Marcelinho marcar mais três pontos em seu serviço, o que fez com que os mineiros fossem para a segunda parada com 16 a 12 de frente.

A torcida do Minas, que lotou o ginásio da Rua da Bahia, sem empolgou, e o time foi no embalo. O Campinas tentou a derradeira reação na partida, mas os mineiros estavam impecáveis no saque, o que contribuiu para que o set ficasse 25 a 19 e o jogo 3 a 1.

O Minas agora encara o Rio de Janeiro, um dos grandes favoritos ao título, já que terminou a primeira fase em primeiro lugar. As datas dos jogos ainda serão divulgadas pela CBV.

Nenhum comentário: