quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RIVER PLATE-ARG VENCE O ATLÉTICO NACIONAL-COL, 2 x 0 EM CASA, QUEBRA JEJUM DE 17 ANOS E É CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA 2014

Clube argentino não vencia um título continental desde 1997, quando foi campeão da Supercopa Libertadores em cima do São Paulo

Jogadores do River Plate comemoram título inédito
Após um empate emocionante no primeiro jogo, River Plate-ARG e Atlético Nacional fizeram a segunda partida da grande final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (10). Assim como na partida de ida, quando a torcida colombiana pressionou durante os noventa minutos, a torcida dos Milionários apoiou e fez a diferença para os argentinos conquistarem o título, que veio após a vitória por 2 a 0.
O River foi campeão sem perder nenhuma partida e, jogando em casa, não chegou sequer a empatar. Foi o primeiro título do time argentino da competição, que se juntou ao arquirrival Boca Juniors, San Lorenzo, Arsenal, Independiente e Lanús como representantes do país a levantarem a taça do segundo torneio continental mais importante.
O JOGO
Jogando em casa, o River pressionava e não deixava o time colombiano criar nenhum tipo de jogada ofensiva. A primeira chance perigosa dos argentinos saiu logo aos dois minutos, quando Pisculichi cobrou falta fechada e ninguém conseguiu o desvio. A bola quase enganou o goleiro Armani, que conseguiu fazer boa defesa.
Aos oito minutos, Pisculichi, o dono das bolas paradas do River, cruzou fechado mais uma vez. Armani afastou, mas a bola sobrou para Carlos Sánchez, que pegou de primeira e obrigou o goleiro colombiano a fazer outra bela defesa. Os Millonarios não paravam. Com 15 minutos, Sánchez achou Teo Gutíerrez, que chutou cruzado, mas Armani defendeu. O goleiro visitante foi o destaque da partida no primeiro tempo.
Téo perdeu as melhores chances do River na partida. Aos 27 minutos, o atacante recebeu cruzamento e emendou um peixinho, mas Armani defendeu. Três minutos mais tarde, o artilheiro recebeu bola em profundidade, deixou o marcador na saudade e bateu no canto. No entanto, mais uma vez parou no goleiro.
A primeira grande chance do Nacional saiu somente aos 32 minutos. Cardona tocou para Ruiz, que driblou a marcação e chutou colocado, mas a bola foi para fora. Aos 34, novamente Ruiz. Atacante recebeu bola na linha de fundo, da bonito drible no zagueiro e cruza para Bernal, mas Barovero antecipou bem e evitou que o meia colombiano chegasse na bola. Na reta final, os visitantes começaram a gostar do jogo. Aos 39 minutos, Berrío ajeitou para Cardona, que chutou rasteiro e obrigou Barovero a defender com o pé para salvar o River. No último lance do primeiro tempo, Teo Gutíerrez ainda perdeu mais uma chance de abrir o placar, após receber bola na área e se enrolar na hora da finalização.
CONTINENTE SE RENDE AOS ARGENTINOS
A pressão de todo o primeiro tempo que o River fez em cima do Nacional só resultou em gol na segunda etapa, quando, por ironia, o time argentino voltou mais cauteloso. Aos nove minutos, Pisculichi cobrou escanteio na cabeça do lateral Mercado, que deu uma de atacante e testou para o chão, sem chances para Armani. Era o primeiro gol dos donos da casa. A torcida foi à loucura no Monumental de Nuñez.
Com placar favorável e a torcida cantando sem parar, não demorou muito para o time argentino ampliar. Aos 13 minutos, o lance do segundo gol parecia até replay do primeiro. Pisculichi bateu escanteio pelo lado esquerdo, mas desta vez foi Pezzella quem subiu para cabecear e marcar.
Ao modo argentino de jogar, o River, com boa vantagem no placar, começou a esfriar o jogo e fazer cera, só esperando o tempo passar para colocar a mão na taça.
Com o título, o River quebrou um jejum de 17 anos sem vencer campeonatos continentais e colocou novamente a Argentina no topo da América do Sul, já que outro time do país, o San Lorenzo, foi campeão da Libertadores nesta temporada. A última conquista do Millonario havia sido na Supercopa Libertadores de 1997, quando derrotou o São Paulo. Com a vitória, o River assegurou uma vaga na Libertadores de 2015.

River Plate-ARG
2x0
Atlético Nacional-COL
Gols
River Plate-ARG: Mercado 9' 2T, Pezzella 13' 2T
River Plate-ARG
Marcelo Barovero;
Gabriel Mercado, German Pezzella, Funes Mori e Vangioni;
Ponzio (Kranevitter), Carlos Sánchez, Ariel Rojas e Pisculichi (Driussi);
Rodrigo Mora e Teófilo Gutiérrez (Cavenaghi).
Técnico: Marcelo Gallardo
Atlético Nacional-COL
Armani;
Nájera (Murillo), Henríquez, Valencia e Bocanegra;
Mejía, Bernal e Cardona e Díaz (Guisao);
Berrío (Cárdenas) e Ruiz.
Técnico: Juan Carlos Osorio

Nenhum comentário: