segunda-feira, 3 de novembro de 2014

BAILARINA DO NORTE DE MINAS PASSA NO TESTE DE ESCOLA DE BALLET DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL

Luana vai morar em Joinville, Santa Catarina, onde vai estudar por 8 anos. Escola do Teatro de Bolshoi é a única fora da Rússia em todo mundo

Na ponta dos pés um talento nato, uma história de conquista que a jovem Luana Bittencourt, de 12 anos, tem construído em Caratinga, no Leste de Minas Gerais. A bailaria foi selecionada após disputar uma vaga com outras 150 bailarinas do Brasil, no mês de setembro, para o Teatro Bolshoi.
Na primeira etapa da disputa, Luana passou por três dias de testes. Primeiramente foi avaliada a musculatura, peso, altura, flexibilidade e postura, em seguida foram feitas avaliações específicas do ballet, como dança, musicalidade e ritmo. Por último, a jovem fez exames cognitivos de português e matemática; Luana passou em todos.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola fora de Moscou, na Rússia. Joinville foi a cidade escolhida para sediar o projeto de inclusão social de crianças e jovens. A Escola, que fica no Norte Santa Catarina, foi inaugurada no ano 2000.
Luana Bittencourt foi escolhida entre 700 meninas. A bolsa do Teatro também inclui todos os uniformes do espetáculo. A inscrição, para ocupar a vaga conquistada, está marcada para o dia 03 de novembro. Em fevereiro Luana vai morar com a avó, na cidade.

Um talento ritmado pelo incentivo

A bailarina clássica dança desde os cinco anos. A mãe, karina Bittencourt, diz que Luana impressionava os professores nos ensaios, e isso motivou a família a investir nas expectativas da menina.
“A professora de dança dela na escola me chamou e disse que a Luana tinha um talento especial, ela falou então sobre o Bolshoi, e me convidou para ir com ela no meio do ano”, diz Karina.
A professora de Luana, Kellyusqya Rodrigues, incentivou a aluna desde nova. Há oito anos ela vai para Joinville participar do festival de dança, e sempre leva algumas alunas do ballet. Com o talento da jovem bailarina, Kelly estimulou a menina a fazer os testes.
“Todo ano tem essa seletiva, eu já conhecia e estimulei a Luana a fazer. Como morei em Caratinga a vida toda e não tive essa oportunidade, fiquei muito feliz, porque esse sonho não é só dela, é meu e de todas as alunas da escola de ballet”, diz Kelly.
A felicidade de Luana não cabe nela. A estudante do 8º ano conta nos dedos os minutos para chegar em Joinville. Para a bailarina, essa é a chance de conhecer o mundo. A bolsa do Teatro de Bolshoi tem duração de oito anos, e, depois de formadas, as bailarinas podem estudar em qualquer escola de ballet do mundo.
“Estou doida pra chegar fevereiro e começar a estudar lá, é o meu sonho. Graças a minha professora que conseguiu me colocar nos testes. Espero mesmo rodar o mundo inteiro dançando e fazer a diferença na vida das pessoas. Minha rotina vai mudar muito, mas tudo vale a pena”, diz Luana.
Inter TV dos Vales

Nenhum comentário: