Samu realiza reuniões públicas no Norte de Minas com objetivo de orientar a população para melhor utilização do serviço
O Samu mais perto de você |
A partir desta quarta-feira, 05/11, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) inicia uma série de reuniões públicas, com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”. As reuniões serão realizadas nos municípios sede das microrregiões, com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização do serviço.
A primeira reunião será realizada em Monte Azul, nesta quarta-feira, às 15 horas, reunindo a população e representantes dos 15 municípios da região de saúde Janaúba/Monte Azul.
Durante o encontro, serão apresentados os dados estatísticos dos atendimentos do Samu na microrregião; orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentação dos avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destaca que em dezembro de 2014 o Samu Macro Norte completa seis anos, mas ainda registra cerca de 30% dos chamados como ligação de brincadeira, e é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço. “Além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita, os trotes geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente”, ressalta o prefeito.
De acordo com o Ministério da Saúde, cada saída de uma unidade de suporte básico gera gasto de R$ 1.100,00, e de uma unidade avançada (UTI móvel), de R$ 2.300,00.
O Samu mais perto de você |
O Samu Macro Norte recebe uma média mensal de 45 mil chamados e, além dos trotes, muitos acionamentos são para situações que não se configuram urgência ou emergência. As estatísticas mostram que cerca de 10% dos chamados são resolvidos apenas com orientação do médico regulador e 18% dos pacientes atendidos são liberados no local, sem necessidade de serem encaminhados ao hospital.
O médico coordenador, Ênius Freire Versiani, explica que o Samu deve realizar a orientação médica, e é importante que a população receba essa assistência. “Mas ainda temos muitos casos que realmente não necessitariam de deslocamento de uma unidade de emergência e outras situações em que a pessoa deveria acionar o 192 e não liga, indo direto para o hospital. Então, nossa proposta é esclarecer em que situações o serviço deve ser acionado e como é a dinâmica do atendimento, para facilitar o entendimento e acesso das pessoas ao serviço”, esclarece o médico.
O Samu foi implantado de forma regionalizada em 2009, a partir da organização da Rede de Urgência e Emergência na região, projeto piloto que serviu de modelo para organização regionalizada do serviço nas demais regiões do Estado de Minas Gerais, integrando 86 municípios e beneficiando mais de um milhão e meio de pessoas, resultado da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e as prefeituras.
A Central de Regulação, em Montes Claros, recebe mais de 1.500 chamados por dia, e a cada doze minutos uma equipe do SAMU atende uma emergência em algum ponto da região, salvando vidas, sem descanso. “Com as reuniões públicas, nossa expectativa é que o Samu possa estar cada vez mais perto da população, seja orientando na regulação médica, seja no atendimento no local, que pode ser em qualquer lugar: residência, local de trabalho ou vias públicas”, ressalta Ênius Versiani.
As reuniões públicas serão realizadas nos municípios de Monte Azul (05/11), São Francisco (11/11), Januária e Manga (12/11), Francisco Sá (19/11), Coração de Jesus (26/11), Bocaiuva (27/11), Montes Claros (28/11), Taiobeiras (04/12) e Pirapora (08/12).
No mesmo dia, o Núcleo de Educação Permanente do Samu realizará um curso de urgência e emergência para os profissionais do Samu e das portas de entrada dos municípios envolvidos no encontro.
O Samu mais perto de você |
Nenhum comentário:
Postar um comentário