sábado, 28 de novembro de 2015

ATLÉTICO-MG JÁ FOI CLUB SPORTS HYGIENICOS.


CONHEÇA A HISTÓRIA DA FUSÃO DOS DOIS CLUBES DE ELITE BELO-HORIZONTINA.

Nos anos de 1910, em Minas Gerais, a meta dos “clubes de bairro”, era disputar “batalhas” com os grandes clubes da capital. Quando digo “grandes clubes da capital”, me refiro à Athletic Mineiro Football Club (atual Clube Atlético Mineiro), América Foot-ball Clube  e o  Yale Athletic Club.
Nomes distintos e pouco conhecidos, não?!
Sim, essas eram os nomes originais dos clubes mineiros. Claro que ao decorrer do século, houve diversos problemas com esses nomes, citando um exemplo, o próprio Cruzeiro Esporte Club.
Como a maioria dos torcedores do clube mineiro sabe, a instituição chegou a ter vários nomes: Societá Sportiva Palestra Itália (em homenagem as raízes e fundadores do clube, que eram Italianos)Ypiranga, e por fim, Cruzeiro Esporte Clube.
O Cruzeiro, até então, Societá Sportiva Palestra Itália, foi obrigado a trocar de nome, pois o governo federal decretou uma lei proibindo o uso de termos que fizessem referência a algum dos países do Eixo. Já que na época, o Governo Brasileiro havia declarado guerra aos países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). O que ainda é motivo de piada para o torcedor cruzeirense, já que torcedores atleticanos infantilizam e existência de um clássico “bairrista”, onde em 1927, o Atlético Mineiro goleou o Palestra Itália por 9X2. (História sem nenhuma base ou fonte realista.)
Nenhuma novidade à parte, eis que surge um curioso fato que até então poucos conheciam. Dentre os clubes “de bairro” da capital, dois deles se destacavam: Sport Club Christovam Colombo e o Club Sports Hygienicos. Dois clubes do centro de Belo Horizonte. (Mais tarde, contribuindo para a fundação da Liga Mineira de Sports Athleticos, atual FMF, em 1915).
As origens do Sport Club Christovam Colombo são desconhecidas. Já o Club Sports Hygienicos, foi fundado por pessoas da elite belo-horizontina, especialmente médicos que buscam no esporte, a motivação para manter e cultivar a saúde física.

Que fim levou esses clubes?
É fato que depois da LMSA(Liga Mineira de Sports Athleticos), a maioria dos clubes bairristas da capital mineira, não “sobreviveu”.
O Sport Club Christovam Colombo foi extinto em 1924 quando a LMSA exigiu que seus filiados tivessem campos próprios, fazendo com que o clube encerrasse suas atividades. Mas e o Club Sports Hygienicos?
Eis que surge o curioso fato citado. Em 26 de outubro de 1916, o Club Atlético Mineiro oficializou um acontecimento marcante em sua história, mas que ainda é pouco conhecido pela massa.
O Conselho Superior da LMSA, aprovou a fusão do Clube Atlético Mineiro com o Club Sports Hygienicos. A fusão dos clubes citados era um jogada estratégica da diretoria alvinegra na temporada para repor a perda significativa no elenco e seguir na luta pelo bi do Campeonato da Cidade. Mesmo com a reposição dos jogadores, o América Mineiro faturou o Campeonato.

Fontes: Hoje em Dia, Wikipedia,RSSSF — The Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation.,UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto

Nenhum comentário: