Tradicionais no antigo Mineirão, os barraqueiros que ficavam no entorno do Gigante da Pampulha lutam há dois anos para voltar a trabalhar nas proximidades do estádio. O Mineirão foi fechado para reforma em junho de 2010 e reinaugurado em fevereiro de 2013. Desde então, os barraqueiros estão sem trabalho.
Antes da reforma, as barracas ficavam ao redor do estádio, onde funcionava o estacionamento. Muitos torcedores chegavam horas antes das partidas para comer e esperar o jogo. Tropeiro, churrasquinho, cachorro quente, espaguetes, sanduíche de pernil eram alguns alimentos encontrados nas barracas.
No novo Mineirão, o antigo estacionamento virou esplanada. Inicialmente, os barraqueiros queriam ocupar esse local. No entanto, agora já admitem ficar fora do estádio. “Estamos sem trabalhar desde o fechamento do Mineirão. A gente não tem renda nenhuma, teve colega de trabalho que precisou vender carro para se manter”, disse Maria Borges, que trabalhava há 12 anos no entorno do estádio.
Maria Geralda Silvestre conta que começou a trabalhar no entorno do Mineirão antes mesmo de ter barraca. “Tem mais de 30 anos que trabalho aqui. Tudo que eu tenho consegui aqui no Mineirão”, disse. Já tem mais de quatro anos que a gente está lutando para voltar e não consegue”, lamentou.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirma que está preparando uma licitação para ocupação no entorno do Mineirão.
Fonte: itatiaia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário