Apesar dos mais de 100 milímetros de chuva registrados nos últimos cinco dias aumento de volume nos principais reservatórios foi muito pequena.
| Nível dos reservatórios apresentou leve aumento nos últimos dias, mas continua em situação grave. |
A forte chuva que vem atingindo a região metropolitana de Belo Horizonte desde o dia 4 de fevereiro ainda não foi capaz de provocar um aumento significativo dos reservatórios que abastecem o Sistema Paraopeba, formado pelos reservatórios Serra Azul, Rio Manso e Vargem das Flores, indicam dados disponibilizados pela Copasa. Desde a quarta-feira passada (4), período em que, de acordo com o Instituto TempoClima/PUC Minas, choveu aproximadamente 100 milímetros cúbicos na Grande BH, mas o volume total dos reservatórios passou de 29,5%, o mais baixo já registrado, para 30,1%.
As chuvas dos últimos dias de janeiro e do começo de fevereiro permitiram reverter a tendência de queda no volume de água dos reservatórios, apresentada desde o dia 10 de janeiro, mas o nível continua muito baixo.
Para se ter uma ideia, nos cinco dias anteriores ao dia 24 de janeiro, quando a queda na quantidade de água no reservatórios subiu pela primeira vez no mês, o volume geral passou de 30,4% para 29,6%. Depois disso o nível dos reservatórios chegou a atingir 30,1% nos dias 29 e 30 de janeiro, mas voltaram a cair desde então.
A situação é mais crítica no reservatório Rio Manso, justamente o que acumula o maior volume de água, que nos últimos cinco dias apresentou recuperação de 0,3 ponto percentual. Segundo dados oferecidos pela Copasa, atualmente o local retém 65.268 mil metros cúbicos de água, menos da metade do que possuía na mesma data do ano passado.
De acordo com o Instituto TempoClima/PUC Minas, durante todo o mês de janeiro as chuvas não chegaram a um terço da média histórica. Embora nos primeiros dias de fevereiro já tenha chovido o equivalente a 50% do esperado para todo o mês, dificilmente as chuvas serão capazes de recuperar o deficit apresentado no mês anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário