segunda-feira, 13 de abril de 2015

INTERNAUTAS ACEITA "DESAFIO DO LENÇO" NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Internautas aceitam desafio e motivam moradora de Guanhães na luta contra o câncer
Eliana Nunes, moradora de Guanhães, no Vale do Rio Doce 
Uma das principais características das redes sociais é reunir pessoas com interesses comuns. É cada vez mais frequente o uso de sites como o Facebook para trocar informações sobre problemas de saúde, conhecer pessoas com caso semelhante, conseguir apoio emocional e divulgar campanhas. Uma mensagem motivacional é de extrema importância para quem está na batalha pela vida.
Há três anos lutando contra o câncer, a guanhanense Eliana Nunes, de 34 anos, lançou nas redes sociais o desafio do lenço. Usando a #lençolili, ela desafiou as amigas a tirar uma foto usando lenço e postar no Facebook. Rapidamente a corrente começou a ganhar a adesão de várias amigas, amigas de amigas e várias pessoas que mesmo sem conhecê-la pessoalmente, postam fotos com mensagens motivadoras. Eliana conta que a repercussão da campanha a deixou muito emocionada.
“Tenho uma amiga que se chama Stephany, que veio a minha casa me ver e tiramos várias fotos com meus lenços. Ela me questionou o que eu achava de fazer uma campanha no Facebook contra o câncer e que poderia chamar “leçolili”. No dia eu não achei legal, pois poderiam achar que eu queria aparecer. Senti que ficou chateada por eu não ter aceitado.

Na última quinta-feira fui ao médico e estava muito feliz porque faltavam só duas sessões de quimioterapia para acabar o tratamento. Só que o médico, ao ver meus exames, viu que os globos brancos estavam muito baixos e eu não poderia fazer à penúltima sessão. O médico também me disse que havia aparecido um caroço no meu pescoço e que iria pedir novos exames. Então fiquei arrasada, chorei muito e quanto voltei para casa, minha amiga Elediceia tinha mandado uma mensagem para saber como eu estava, e falei o que tinha acontecido.
Com a intenção de me motivar, ela postou uma foto usando lenço em minha homenagem. Então acabei lembrando da ideia da Stepany e comecei a desafiar minhas amigas e quase todas aceitaram. Eu não esperava tamanha repercussão, me emocionei muito. Então foi daí que surgiu o desafio.”, conta Eliana.
Problema psicológico vira câncer
Eliana conta que por muitas vezes procurou tratamento em um hospital de sua cidade e obtinha como resposta que o seu problema era psicológico. Acompanhe a seguir um emocionante relato de superação a todos os obstáculos que surgiram em seu caminho durante três anos de batalha contra dois cânceres.
“Há muitos anos, ia ao médico por causa de uma dor que sentia do lado direito do útero e por fazer xixi com sangramentos. Mas os médicos não achavam nada, falavam várias coisas e principalmente que poderia ser psicológico. Não satisfeita, procurei um médico especialista e após vários exames, fui diagnosticada com um pólipo no útero. Fiz a cirurgia, mas a cada dia que passava, piorava mais e mais. A dor só aumentava, o sangue não parava e comecei a ter muita hemorragia. Procurei o médico e ele me disse que era normal e que dentro de três meses estaria bem. Deixei passar os três meses, só que minha situação só piorava.
Então resolvi procurar um médico particular e o que eu menos esperava aconteceu. Estava com um câncer no útero em estado avançado. Fiquei desesperada! O médico pediu minha internação para que eu pudesse ser transferida para o Hospital Mário Penna em Belo Horizonte. Iniciei o tratamento, nunca sofri tanto em minha vida. Mas graças a Deus fui curada. Só que em 2014, menos de um ano depois, comecei a sentir muita dor na coluna.
Procurei um médico e ele me falou que deveria procurar um ortopedista. E assim eu fiz, procurei um especialista e após fazer uma tomografia, ele recomendou que eu fizesse fisioterapia. Mas quanto mais eu fazia o tratamento, mas doía e comecei a andar com dificuldade. Era muita dor, então voltei a procurar o ortopedista e ele achou muito estranho, pois era para ter melhorado. Ele fez um pedido de ressonância, para ver o que estava acontecendo.
Antes de ir a Belo Horizonte fazer o exame, em um dia pela manhã, quando fui me levantar da cama, senti uma dor muito forte, uma dor que não tem como descrever, de tão forte que era. Acabei caindo no chão, pois não conseguia me mexer, nem dar um passo. Ninguém poderia me tocar de tanta dor que sentia. Minha filha Emillyn me socorreu e chamou por três vizinhas, que vieram me ajudar e com muito custo conseguiram me colocar na cama. Fiquei de segunda até terça a espera de uma ambulância. Você não tem noção do quanto eu sofria, esperando uma ajuda. Até que ela chegou, numa terça-feira, às 10 horas da manhã, e me levou para o hospital, onde fiquei quatro dias tomando morfina sem parar.
Eles não sabiam o que fazer comigo. Já estava delirando de dor, então uma amiga muito querida, que é vereadora em Guanhães, deu o grito e conseguiu uma ambulância para me levar para Belo Horizonte. Fiquei internada dois meses, fazendo exames. Resultado! Detectaram uma metástase na minha coluna cervical, bem no meio dela. Falaram que a proteção que tem entre uma vértebra e outra tinha estourado, ficando osso com osso e por isso eu sentia tanta dor e não conseguia me movimentar.
Era outro câncer, os médicos falaram que minha coluna tinha que ser reconstituída e que poderia ou não voltar a andar. E que se voltasse com meus movimentos, levaria 6 meses para voltar a andar e cerca de um ano para me recuperar totalmente.
Quando começaram os procedimentos da operação, ao abrirem minhas costas, descobriram que a veia arterial estava colada na coluna. Então resolveram fazer o procedimento pela barriga. Pois bem, ao abrir meu apêndice, verificaram que ela estava totalmente inflada e foi necessária a retirada.
Fizeram a reconstituição da minha coluna. Depois da cirurgia, tive três paradas cardíacas, fui reanimada e me levaram para o CTI. Depois de dois dias, tive uma nova parada cardíaca e os médicos já tinham liberado visitas, pois falaram que eu não aguentaria.
Mas Deus é tão maravilhoso, que no outro dia abri os olhos e vi o meu irmão ao meu lado, com a mão em minha cabeça. Ele começou a chorar e queria me abraçar. Ficou muito feliz.
Em janeiro deste ano, começou meus tratamentos de rádio e quimioterapia. Pensei que o pior já tinha passado e que era só fazer minha fisioterapia e pronto, iria acabar com meu sofrimento. Mas foi engano meu. Nunca passei tanto mal em minha vida, meus ossos doíam, tive um choque anafilático e crise de desmaio. Comecei a entortar o corpo, tive dormência. Meu Deus! O que era aquilo, várias crises de desmaio e outras complicações.
Todos pensaram que eu não ia resistir, mas graças a Deus aqui estou, e se assim ele quiser, eu serei curada. Estou há seis meses na cama e há cerca de trinta dias comecei a andar, com ajuda e um pouco de dificuldade.”

Ao final, Eliana deixa uma mensagem a todas as pessoas que estão passando pelo mesmo obstáculo.“Deus é maior que todas as barreiras que existem no mundo! Sou prova viva do milagre do Senhor! Por isso nunca desista! Deus está aqui para nos salvar!”

Desafio #lençolili

Eliana desafiou suas amigas, primas, sobrinhas a usarem um lenço e postarem no Facebook. O resultado foi surpreendente. Confira abaixo algumas publicações:
Adicionar legenda

Nenhum comentário: