segunda-feira, 13 de abril de 2015

SADA CRUZEIRO REAFIRMA SUPREMACIA E CONQUISTA TERCEIRO TÍTULO DA SUPERLIGA

Ainda em alta, equipe é aposta de profissionais da área para continuar vencendo também nos próximos anos


O terceiro título do Sada Cruzeiro na Superliga, em sua quinta final consecutiva, vem para confirmar a boa fase que o time vive. E mais que isso, serve de recado para os outros clubes: a Raposa ainda deve se manter no topo por mais alguns anos, no que depender do trabalho que está sendo desenvolvido na parceria entre o Grupo Sada e o Cruzeiro.
Fora o tri nacional, a Raposa coleciona um título mundial e um vice-campeonato, cinco títulos mineiros, dois sul-americanos e é campeão da Copa Brasil. E segundo profissionais da área, está longe de encerrar seu ciclo e ter o mesmo destino de Minas e Cimed-SC.
“Se for pegar o time, sempre manteve a base, sabendo onde quer chegar. A alta performance de ser uma das melhores equipe do mundo é fruto da visão inteligente, uma construção sólida e com objetivos bem traçados. O Sada Cruzeiro tem sabido construir esse ciclo. Para nós mineiros, é muito bom e isso vai continuar”, elogia Carlão, presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV).
E claro, o trabalho todo passa pelas mãos do técnico argentino Marcelo Mendez. Completamente adaptado ao clube e ao Brasil, o treinador pouco mexe na base do time que comanda e aos poucos vai agregando “novas peças”. É também característica dele a “frieza” que a equipe tem para se equilibrar mesmo quando está perdendo, algo bastante inovador para o voleibol brasileiro.

“É uma equipe muito forte. Tem um técnico argentino que mudou a forma de os brasileiros jogarem, com aquela paciência de trabalhar a bola”, ressalta o ex-jogador e campeão olímpico Gustavo. “O time tem objetivos maiores pela frente. Ao meu ver, tem tudo para continuar”, completa ele.
Sada Cruzeiro Unifemm garante continuidade
Um dos pilares que fazem o “mundo do vôlei” apostar na continuidade do Sada Cruzeiro é a categoria de base da equipe. Além de treinar com o grupo adulto e participar de alguns jogos e competições, os jovens jogadores recentemente foram campeões da Superliga B. O torneio de acesso à elite do Nacional até tem outro clube com média de idade baixa - o Sesi-SP -, mas é composta em sua maioria por adultos.
“O Sada Cruzeiro conquistou um título com uma equipe sub-23, mostra a construção da base. Tenho uma confiança muito grande que o Sada continuará bem no cenário nacional”, explica Carlão do FMV.
O modelo desenvolvido pelo time mineiro é muito elogiado e até serve de parâmetro para outros times.
“O Sada é como um exemplo a ser seguido por outras equipes. Ele investe pesado na equipe principal e na base, e foi campeão da Superliga B também”, diz Gustavo Endres.
Muitos dos jovens jogadores ainda integram outras categorias da seleção de brasileira, e tendem a seguir o perfil da equipe principal, que conta com muitos atletas que fazem parte do seleto grupo de Bernardinho.
 






Nenhum comentário: