quarta-feira, 22 de abril de 2015

PROFESSORES VAIARAM GOVERNADOR PIMENTEL DURANTE ENTREGA DE MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

Manifestação acontece na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, que é aberta ao público pela primeira vez em 12 anos

Pela primeira vez nos últimos 12 anos, a solenidade de entrega da medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, é aberta ao público, já que nas gestões anteriores a cerimônia tinha acesso restrito. Aproveitando que não há acesso restrito, parte dos profissionais da educação compareceu em peso na praça Tiradentes, onde acontece o evento, para protestar pelo pagamento do piso nacional.
O secretário estadual de Cultura Ângelo Oswaldo, ressaltou a importância da solenidade aberta. “A praça (Tiradentes) tem sido cenário de sentimentos brasileiros e da própria postura governamental. Quando o governo de Minas também se abre para nossa população, para as comunidades, para dialogar e estabelecer um governo diferente depois de 12 anos de praça totalmente lacrada com palanques de música para abafar qualquer ruído que houvesse para desafinar o coro dos contentes. Hoje vemos uma postura diferente”, disse.
Assim que o governador Fernando Pimentel (PT) apareceu, ele foi vaiado e os manifestantes passaram a entoar “1, 2, 3, 4, 5, mil. Nós é que fizemos a história do Brasil”.
Enquanto o governador acendia a pira da liberdade na praça, os manifestantes gritavam: “traidor, traidor”. A música “Caçador de mim” foi tocada em alto som, mesmo quando a banda da Polícia Militar toca, no que parece ser uma tentativa de abafar os gritos dos manifestantes.
A coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em educação de Minas (Sind-UTE) Beatriz Cerqueira, disse que espera cerca de 2.600 pessoas na manifestação. Isso porque desde essa segunda-feira (20) a categoria iniciou um congresso em Contagem, que deverá ser encerrado em Ouro Preto nesta terça.
Segundo ela, tradicionalmente, o funcionalismo público se reúne para protestar em Ouro Preto no dia 21 de abril e, neste ano, a bandeira é o pagamento do piso nacional, que é de R$ 1.917,00. “A palavra não é que estamos decepcionados com o governo atual, mas ele tem um compromisso de campanha assinado conosco e queremos que cumpra”, disse.
A expectativa de cerca de 2.600 manifestantes é devido ao número de trabalhadores no congresso, que seguem para Ouro Preto nesta terça. Além de carros e vans, 35 ônibus do Sind-UTE foram para o evento. Os trabalhadores estão vestidos de preto com os dizeres “luto pela educação”.

Nenhum comentário: