quarta-feira, 15 de abril de 2015

MORADORES DO JARDIM AEROPORTO PROTESTARAM CONTRA O "ESGOTÃO" EM CAPELINHA-MG

Moradores reivindicam a construção de rede de esgoto no bairro.

Manifestação foi realizada neste domingo (12), em Capelinha
Neste domingo, 12 de abril, brasileiros realizam protestos em várias cidades do país contra o mensalão, petrolão e pedem o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Já em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, a pauta do dia é o “Esgotão”. Moradores do bairro Jardim Aeroporto realizaram uma manifestação pacífica em prol da construção da rede de esgotamento sanitário.
Manifestação foi realizada neste domingo (12), em Capelinha
Por volta das 8 horas da manhã, os manifestantes se reuniram na quadra poliesportiva do bairro e seguiram em passeata/carreata até os prédios da Prefeitura Municipal e da Copasa, no Centro da cidade. Durante o protesto, um carro de som divulgava que “o bairro não precisa do apoio da Prefeitura para fazer protestos e sim, para tomar atitudes.”
A indignação dos manifestantes se deve ao fato da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal ter divulgado uma nota na última sexta-feira (10), informando que o executivo apoia a iniciativa dos moradores fazerem manifestação reivindicando a implantação dos serviços de rede de esgoto em todas as ruas do bairro. Pelo jeito o posicionamento da administração não soou bem entre os moradores, que dizem estar com uma “bomba nas mãos”.
Reivindicações
“Copasa. Não queremos mais conversa!!! Queremos a obra e não vamos pagar por isso!!!”, dizia uma faixa carregada na frente do grupo de pessoas. Eles alegam que as responsabilidades assumidas pela prefeitura, a empresa responsável pelo loteamento e a Copasa, não estão sendo cumpridas. “A mobilização se deve pelo fato de a Prefeitura Municipal ter assumido juntamente com o Grupo CBI a responsabilidade de realizar as obras para coleta de esgoto em nosso bairro e todos sabemos há quanto tempo estamos sofrendo com o descaso das partes envolvidas. A Copasa por sua vez não possui efetivo pessoal e caminhões específicos para o trabalho, sendo assim nossas fossas ficam cheias e não sabemos onde lançar os dejetos. Assim estamos vendidos e com uma bomba na mão! É inadmissível pagarmos do próprio bolso para termos o serviço em nosso bairro.”, dizem os moradores.
“A Copasa quer que os moradores paguem R$ 800,00 para terem o serviço. Se fosse pra financiar a obra e nos isentasse da taxa de 50% na conta de água tudo bem, mas não, a empresa quer continuar a cobrar os 50% sobre a conta de água, um absurdo! não aceitamos essa situação!”, disse Gilmar Santos, um dos líderes do movimento.
Explicação da Prefeitura
Em nota divulgada na última sexta-feira (10), a Prefeitura esclarece que o loteamento Jardim Aeroporto foi criado em 2001 e a partir dessa data apenas fossas sépticas foram construídas no local. A partir de 2005, a COPASA assumiu a responsabilidade de cuidar também dos serviços da rede de esgoto em todos os bairros e ruas da cidade. Dessa forma, a atual administração de Capelinha vem lutando junto à diretoria da COPASA e do governo de Minas para que as obras de rede de esgoto no bairro Jardim Aeroporto sejam realizadas o mais rápido possível.
Ainda segundo o executivo municipal, a COPASA chegou a coletar assinaturas dos moradores visando acelerar o início desse serviço, mas o mesmo ainda não começou. A Prefeitura de Capelinha reitera que, além de ser solidária aos moradores, continuará fazendo a sua parte buscando sensibilizar e exigir da COPASA a realização dos serviços de rede de esgoto em todas as ruas do bairro Jardim Aeroporto.
Nova manifestação
Nesta segunda-feira, 13, os moradores realizarão uma nova manifestação. Desta vez na reunião da Câmara Municipal, a partir das 18h30. Eles convidam a todos para juntar forças e pressionar as autoridades do município, para que solucionem o problema.
Fonte: Capelinha.net

Nenhum comentário: