segunda-feira, 6 de abril de 2015

CRUZEIRO PERDE PARA O TOMBENSE NO MINEIRÃO E FICA EM SEGUNDO LUGAR


A última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro foi mais emocionante do que muitos poderiam imaginar. No Mineirão, o Cruzeiro foi surpreendido pelo Tombense, e sofreu a primeira derrota para um time interior desde a reinauguração do novo estádio, em 2013. A derrota também tirou a invencibilidade celeste em jogos oficiais nesta temporada.

O time celeste precisava vencer para manter a liderança da 1ª fase, mas perdeu, de virada, por 2 x 1, e acabou com o segundo lugar, com 25 pontos. Leandro Damião fez o gol celeste, enquanto Jonatan e Coutinho viraram para o Tombense, que ficou com a quarta vaga e enfrentará a líder Caldense.

Com o resultado, a Raposa vai encarar o Atlético na fase semifinal. Por ter feito melhor campanha em relação ao rival, o time celeste tem a vantagem de jogar por dois empates ou derrota e vitória pela mesma diferença de gols. 

Equilíbrio 

Cruzeiro e Tombense fizeram um primeiro tempo equilibrado. O time do interior até buscou o ataque nos minutos iniciais, mas a Raposa se impôs e logo dominou as principais ações. Contudo, sem muita velocidade e deficiente na armação, não conseguiu sem criar chance claras de gol. 

Embalado pelo ritmo do atacante Alisson, jogador que mais se movimentava em campo, a Raposa quase marcou aos 26 minutos, em finalização do prata da casa após cobrança de escanteio. Seis minutos depois, o Cruzeiro chegou ao gol. Alisson, em ótima fase, fez jogada individual pelo lado direito e cruzou na medida para Leandro Damião escorar de cabeça para as redes. 

O gol celeste não abalou o Tombense, que manteve sua proposta de defender e aproveitar os espaços dados pela equipe celeste. Quando o primeiro tempo se encaminhava para o final, a persistência do time de Tombos foi premiada.

Rafael Pernão recebeu cobrança de lateral, aproveitou o cochilo da retaguarda celeste e cruzou rasteiro para Jonatan, que chutou de chapa, sem chances para o goleiro Fábio. 

Após o empate, o Tombense ainda tentou a virada, mas o primeiro tempo terminou mesmo empatado.

Virada

O técnico Marcelo Oliveira não gostou do rendimento celeste na etapa inicial e fez logo duas mudanças no intervalo: saíram Judivan e Arrascaeta, figuras apagadas em campo, e entraram Gabriel Xavier e Marcos Vinícius. As mudanças deram mais velocidade ao time, que passou a pressionar o Tombense, mas sem criar chances claras de gol.

O Tombense esperava o momento certo para puxar os contra-ataques. E, na primeira chance da etapa final, mostrou eficiência e conseguiu o gol da virada. Jean cruzou rasteiro da ponta direita e o volante Coutinho, livre entre os zagueiros, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
O gol acordou o Cruzeiro, que passou a pressionar. Aos 19 minutos, Marcos Vinícius chutou de longe, o goleiro Darley espalmou e, no rebote, evitou o gol ao salvar chute de Gabriel Xavier.

Sem muita coordenação e na base do abafa, o Cruzeiro tentou o empate de todas as maneiras, mas esbarrou nos erros de finalização, no nervosismo, especialmente, nas boas defesas Darley. 

O Tombense teve a chance de matar o jogo aos 38 minutos, mas o lateral Mayke salvou a meta celeste. No lance, o time de Tombos chegou com quatro jogadores no ataque contra apenas Mayke.

O Cruzeiro ainda tentou com Leandro Damião, mas o Tombense segurou o placar e venceu com propriedade.

Ficha técnica

Cruzeiro x Tombense

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Charles (Joel) e Henrique; Judivan (Gabriel Xavier), De Arrascaeta (Marcos Vinícius) e Alisson; Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira

Tombense: Darley; Gedeílson, Heitor, Alexandre e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Rafael Pernão (Dejair); Jean (Daniel Amorim) e Jonathan (Lucas Silva).Técnico: Júnior Lopes

Gols: Leandro Damião, aos 31; Jonathan, aos 44 minutos do 1º tempo; Coutinho, aos 14 minutos do 2º tempo

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão -  Data: 5 de abril (domingo)

Árbitro: Marcos Aurélio Fazekas Ferreira

Assistentes: Pablo Almeida Costa e Magno Arantes Lira

Cartão amarelo: Betinho (Tombense) e Henrique (Cruzeiro)

Nenhum comentário: