quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

FALTA DE RESPEITO DE ALGUNS CIDADÃOS CAUSAM REVOLTA EM MORADORES DE BAIXA QUENTE

Lixo é despejado ao lado do cemitério no 
distrito de Baixa Quente 
A falta de conscientização nas pessoas é o grande fator dos problemas com os lixos jogado na rua. É algo enraizado, você percebe quando as pessoas estão andando, por uma ação automática,  jogam os lixos nas ruas, mesmo tendo as lixeiras próximo delas.

Precisamos alertar sempre as pessoas para que isso encaixe na cabeça e que a ação automática não seja jogar o lixo na rua, mas sim esperar uma lixeira próxima para colocar o lixo no lugar certo.

Só para se ter uma idéia, apenas  metade do lixo é coletado no país, desta metade, uma pequena parcela vai para os locais adequados, como aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem.

Uma outra parte é jogada em rios que abastecem regiões inteiras, ou levada para lixões clandestinos a céu aberto. Nesse cálculo, entra também o lixo jogado nas ruas, aquele que entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas.
Nas comunidades carentes, onde a situação é precária, que não têm serviço de coleta, muitas vezes o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d’água e, quando chove, a força d’água e o volume do lixo provocam graves desabamentos, o que vemos quase sempre na televisão. Nos grandes centros urbanos esse problema é cada dia mais crítico.

Alguns moradores do Distrito de Baixa Quente, no município de Minas Novas, região do vale do Jequitinhonha, estão tristes com a falta de respeito de alguns cidadãos, não só pela vizinhança, como também o desrespeito com o cemitério local e principalmente a Igreja matriz, um dos cartões postal da região, e sabendo que não vai haver nenhuma punição, ficam jogando lixo ao lado como mostram fotos.
Lixo é despejado ao lado do cemitério no distrito de Baixa Quente 
Lixo é despejado ao lado do cemitério no distrito de Baixa Quente 

Nenhum comentário: