sexta-feira, 3 de abril de 2015

FÉ E DEVOÇÃO NA SEMANA SANTA EM CONTAGEM

Teatro da encenação da Paixão de Cristo acontecerá na sexta-feira (3), no Espaço Popular, às 18h30; celebração da Páscoa é o momento mais importante para os fiéis

Encenação. Um dos eventos mais tradicionais é o teatro da paixão de Cristo que acontece há 30 anos A Semana Santa, tradição religiosa cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, é celebrada neste ano entre os dias 29 de março a 5 de abril.
Marcando os últimos momentos da passagem de Cristo como homem na terra, os rituais de fé e devoção têm início no Domingo de Ramos, quando os fiéis recordam a entrada do filho de Deus em Jerusalém, e se encerram no domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição decretando um novo tempo para os religiosos. 
 
Em Contagem, as celebrações já se tornaram tradicionais, e, até o próximo domingo (5), as paróquias da cidade desenvolvem inúmeras atividades. Cada dia da Semana Santa faz referência a um acontecimento diferente da vida de Cristo. Na Quinta-Feira Santa, Jesus lava os pés dos discípulos antes da última Santa Ceia. 
 
A Sexta-Feira da Paixão é o dia em que Jesus passa pelo calvário, é crucificado e morto. Nesse dia, não se celebra missa, pois é um dia de jejum e penitência. Às 15h é celebrada a Paixão do Senhor. “Sua morte consumada traz para nós a esperança da ressurreição, o mistério da Páscoa. Cristo oferece a salvação para todos, e, em sintonia com toda a Igreja, elevamos ao Pai a Oração Universal, pedindo por todas as necessidades do mundo. Cada fiel é convidado a adorar o ‘lenho da Cruz do qual pendeu a salvação do mundo’, conforme informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.
 
No Sábado de Aleluia, também tido como o dia da espera, a Igreja Católica aconselha que os fiéis passem o dia em meditação. O domingo de Páscoa é o ápice do ano litúrgico. É o dia em que, seguindo os preceitos católicos, Cristo ressuscitou e encheu a humanidade de esperança. Esse é o dia mais importante para a fé cristã, pois, de acordo com os católicos, é quando Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. A data é estendida por mais 50 dias até o Domingo de Pentecostes, de acordo com a Bíblia. 
 
Programação
Além de missas e procissões, na sexta-feira (3), às 18h30, os fiéis poderão acompanhar a encenação da Paixão do Senhor, no Espaço Popular, seguida de procissão. 
Paróquia Divino Espírito Santo (Jardim Laguna): encenação paroquial da Paixão e morte de Cristo na Praça do Divino, às 19h30. 
 
Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Miguel (Durval de Barros): Encenação da Paixão de Cristo e Procissão do Enterro, às 20h.
 
No domingo de Páscoa, a Paróquia Jesus Operário (Petrolândia) terá missa de Páscoa celebrada pelo Arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, domingo, às 19h30.

Nenhum comentário: